• Matéria: Português
  • Autor: deboranornberg
  • Perguntado 6 anos atrás

OBSERVE AS 10 COMPETÊNCIAS E ASSOCIE AS SUAS DEVIDAS EXPLICAÇÕES. ( 1) IMAGINAÇÃO CRIATIVA ( 2) RESPONSABILIDADE (3) EMPATIA (4) CURIOSIDADE PARA APRENDER (5 ) DETERMINAÇÃO (6 ) INICIATIVA SOCIAL ( 7) PERSISTÊNCIA ( 8) ORGANIZAÇÃO ( 9) FOCO ( ) Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo. ( ) Consiste em tentar manter o foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado. ( ) É a capacidade que o indivíduo possui de estruturar suas atividades e atuar dentro de contextos definidos em padrões que suportem a execução das tarefas. ( ) É a capacidade de manter a atenção, concentrar-se nas tarefas e evitar distrações, mesmo quando realizando ações repetitivas. ( ) É quando superamos obstáculos para atingir objetivos importantes, perseverando e terminando as ações planejadas. ( ) É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos. ( ) Consiste numa ação realizada por um indivíduo em prol da sociedade. ( ) significa ter a capacidade de questionar problemas, pesquisar e tentar achar soluções. É estar aberto a novas experiências como forma de aumentar o seu conhecimento. ( ) É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.

Respostas

respondido por: marivonealenca1
10

Resposta:

Instituto Ayrton Senna

QUEM SOMOS

A CAUSA

COMO ATUAMOS

CONTEÚDOS

APOIE

language

BNCC:

construindo um currículo de educação integral

Desenvolvimento pleno

Ao destacar o compromisso com o desenvolvimento pleno dos estudantes em suas diversas dimensões (intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica), a BNCC retoma orientações presentes na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs), apresentando uma visão de educação integral que propõe a superação da divisão e hierarquização entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento emocional.

Sendo assim, cada uma das 10 competências gerais da BNCC integra aspectos cognitivos e socioemocionais, tais como: comunicação, criatividade, pensamento crítico e científico, empatia, comunicação e autoconhecimento.

Para a promoção de um campo analítico e crítico a respeito do estudante que se quer formar, é fundamental conhecer mais profundamente os aspectos socioemocionais presentes nessas competências. Assim, vale a pergunta: o que são competências socioemocionais?

Nos estudos sobre o tema realizados na área da Psicologia, competências socioemocionais são entendidas como influenciadoras do modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação ou contexto. Hoje, sabe-se que elas não são fixas, ou seja, são flexíveis e maleáveis, manifestando-se com intensidade e modos diferentes de acordo com os elementos sociais e culturais que atravessam a história de cada pessoa, e sendo, assim, possíveis de serem desenvolvidas ao longo da vida.

Modelo das cinco macrocompetências

Existem diferentes modelos científicos que visam a organizar os estudos das competências socioemocionais. Os pesquisadores do Instituto Ayrton Senna adotam um que organiza a ampla variação de competências socioemocionais em cinco macrocompetências. São elas: abertura ao novo, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e resiliência emocional.

Esse modelo foi escolhido porque organiza as competências socioemocionais de forma abrangente e, ao mesmo tempo, específica, a partir de estudos sobre competências socioemocionais identificadas e validadas cientificamente por meio de experiências práticas em diversos contextos, localidades e culturas. Além disso, há uma quantidade expressiva e significativa de evidências científicas no Brasil e no mundo que validam a importância desse modelo para diversos resultados alcançados ao longo da vida.

No contexto brasileiro, as cinco macrocompetências foram desdobradas em 17 competências socioemocionais identificadas como importantes de serem consideradas e desenvolvidas nas escolas do país. São elas: determinação; foco; organização; persistência; responsabilidade; empatia; respeito; confiança tolerância ao estresse; autoconfiança; tolerância à frustração; iniciativa social; assertividade; entusiasmo; curiosidade para aprender; imaginação criativa e interesse artístico.

Essas 17 competências socioemocionais não abarcam todas as existentes, mas compreendem os aspectos socioemocionais que estão explicitados nas 10 competências gerais da BNCC.

Confira, na imagem abaixo, a relação entre as cinco macrocompetências e as 17 competências socioemocionais mencionadas.

espero ter ajudadoヾ(˙❥˙)ノ

respondido por: sabrinamabel10
14

Resposta:

(3 EMPATIA) Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

(5 DETERMINAÇÃO) Consiste em tentar manter o foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado.

(8 ORGANIZAÇÃO) É a capacidade que o indivíduo possui de estruturar suas atividades e atuar dentro de contextos definidos em padrões que suportem a execução das tarefas.

(9 FOCO) É a capacidade de manter a atenção, concentrar-se nas tarefas e evitar distrações, mesmo quando realizando ações repetitivas.

(7 PERSISTÊNCIA) É quando superamos obstáculos para atingir objetivos importantes, perseverando e terminando as ações planejadas.

(2 RESPONSABILIDADE) É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.

(6 INICIATIVA SOCIAL) Consiste numa ação realizada por um indivíduo em prol da sociedade.

(4 CURIOSIDADE PARA APRENDER) significa ter a capacidade de questionar problemas, pesquisar e tentar achar soluções. É estar aberto a novas experiências como forma de aumentar o seu conhecimento.

(1 IMAGINAÇÃO CRIATIVA) É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana

Perguntas similares