Respostas
Resposta:
Quando o assunto é aprendizagem escolar sabemos que os docentes preocupados com a qualidade e o resultado de seu próprio trabalho, planejam suas aulas, se importam com os conteúdos que precisam ser cumpridos, buscam estratégias e recursos para a aula, além de participarem de cursos voltados para a formação continuada. Apesar de todo esse engajamento para ensinar, quantos são os alunos que diariamente, nas salas de aula, não atingem o conhecimento esperado?
O fato é que quando esses profissionais da educação se deparam com esta situação de alunos que não atingem a aprendizagem esperada, variadas são as sensações manifestadas: preocupação, incapacidade, decepção, aversão ao aluno e outras. Mas será que os professores estão realmente conseguindo ensinar seus alunos ou tudo não passa de uma mera transmissão de conhecimentos?
Não é de hoje que especialistas e pesquisadores da área da educação, psicologia e saúde buscam de fato compreender como ocorre a apropriação do saber. Sendo assim, conforme descreve Relvas (2011) é fundamental entender o conceito da Plasticidade cerebral, sua contribuição para a prática do professor em sala de aula, bem como as dimensões cognitivas, motora, afetiva e social no redirecionamento do aluno.
espero que tenho ajudado ❤️