o senso comum é também caracterizado como conhecimento vulgar ou, ainda, como diz ander-egg (1978), conhecimento popular. nesse tipo de conhecimento, o homem conhece o fato e a sua ordem aparente, sem explicações sistemáticas, metodológicas, mas sim pela experiência, pelo costume ou hábito. com base nas características apresentadas por ander-egg (1978), e no contexto apresentado, analise as opções a seguir:
Respostas
Resposta:
II III e IV
Explicação:
Resposta:
Letra B ( II III IV )
I- Sistemático.
II- Superficial.
III- Subjetivo.
IV- Sensitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.
a) As opções I, II e III estão corretas.
b) As opções II, III e IV estão corretas.
c) As opções I, III e IV estão corretas.
d) As opções I, II e IV estão corretas.
Explicação:
Superficial – conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas. Usam-se frases como: “Eu vi”, “Eu estive presente”, “Porque disseram”, “Porque todo mundo diz”.
Sensitivo – refere-se às vivências, aos estados de ânimo e às emoções da vida diária da pessoa. Essas vivências não são plausíveis de comprovação e de mensuração.
Subjetivo – é o próprio sujeito que organiza suas experiências e os seus conhecimentos.
Assistemático – a organização da experiência não visa a uma sistematização das ideias e da forma de adquiri-las nem à tentativa de validá-las.