Respostas
Resposta:
Um dia, sentou-se num canto, muito concentrado, e ruminava como haveria de fazer para ficar livre daquele peso. Decidido isto, Henrique levantou-se, pôs em movimento os pobres membros cansados e atravessou a rua, pois era apenas essa a distância que o separava da casa onde habitavam os pais da gorda Rina. Os pais não perderam tempo a pensar. Assim pois, a gorda Rina tornou-se a esposa de Henrique e teve que levar ao pasto as duas cabras.
Henrique folgava o dia todo e só tinha que descansar da sua grande preguiça. Acontece, porém, que a gorda Rina não era menos preguiçosa que ele. Poderemos colocar a colmeia no fundo do quintal, em lugar bem ensolarado e não teremos preocupações com ela. O vizinho deu de bom grado uma colmeia em troca das duas cabras.
Resolveram guardar o pote numa trave pregada bem em cima da cama, no quarto e, com receio de que os ratos pudessem achá-lo, Rina muniu-se de uma vara de aveleira e colocou-a ao lado da cama para tê-la à mão.
- Mas não antes que tenhamos um filho para tomar conta deles! - disse a mulher. - E tu achas que o menino cuidaria dos gansos? - retorquiu Henrique.
- Lá se foram a gansa e o gansinho, - disse Henrique, - agora não mais teremos que cuidar deles.
- Sim, - respondeu Rina, - e chegaremos sempre a tempo.