Respostas
Olá!
Segundo a divisão geográfica do IBGE vigente entre 1989 e 2017, a Zona da Mata era considerada uma mesorregião, composta pelas microrregiões de Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa.
Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada. Tal concentração se deve ao fato de o início da colonização brasileira ter ocorrido nessa área. Nessa região, localizam-se as principais metrópoles do Nordeste: Salvador e Recife. Além da produção de algumas monoculturas, a Zona da Mata é economicamente marcada pela prática do turismo, em virtude da existência de cidades históricas - como Piacatuba, distrito de Leopoldina, que guarda um conjunto de casarões preservados do final do século XIX - e de uma quantidade significativa de praias turísticas.
A Zona da Mata pode ser dividida em três microrregiões: a Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro, o Recôncavo Baiano e o Sul da Bahia ou Zona do Cacau.
Espero ter ajudado!