Respostas
O dia em que as pessoas chegam a acampar do lado de fora da loja para serem os primeiros a aproveitar as promoções. Então, por que será que a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças ficou conhecida assim? Essa á a pergunta que vamos responder aqui. Portanto, existem 3 explicações principais para a origem da Black Friday, e são elas que serão desenvolvidas logo abaixo.
Origem do termo
Os historiadores afirmam que o termo «Black Friday» foi utilizado pela primeira vez nos EUA no ano de 1869. Assim, os preços caíram e os empresários tiveram um grande prejuízo. Tudo isso aconteceu, logicamente, em uma sexta-feira. Desde então, o termo passou a ser usado para referenciar crises na Bolsa de Valores.
Sendo assim, essa é a história mais aceita em referência a origem do termo.
Black Friday e o comércio
A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, nos EUA, é tradicionalmente conhecida como um dia de se fazer compras e isso já ocorre há muito tempo. O termo acabou pegando entre as pessoas e com o tempo foi se espalhando por todo o país. Porém, o termo não foi popularmente bem recebido e acabou sendo esquecido.
Expressão comercial: «no azul»
Com o tempo, o comércio acabou aceitando o termo, mas não sem antes ressignificá-lo no imaginário da população. Assim, foi feito um esforço de marketing para mudar o sentido do termo «Black» na expressão para algo positivo, se relacionando com a saúde financeira das empresas. Sendo assim, ao acatar e utilizar esse termo, o comércio o fez trazendo um novo significado de prosperidade e lucro advindos desse dia de promoções e vendas.