Respostas
Letra C
OBS: Se a questão tiver mais de uma alternativa correta, seguramente será a B e a C.
A ''B'' é verdadeira, mas faltou uma última informação a ser colocada e pela omissão eu optei apenas pela letra C que está inteira e correta em sua informação.
Explicação:
Letra A → Falso. Isso porque se o gene para a anomalia fosse recessivo (aa) os pais que são afetados pela anomalia, só teriam filhos com anomalia. E no heredograma 2 dos 3 filhos não foram afetados.
Analogamente, também não são homozigotos dominantes (AA) porque se fossem, todos os filhos também seriam AA e afetados pela anomalia. Por isso o par de alelos que condiciona a anomalia é o heterozogoto (Aa)
Letra B → Falso. Sim, os indivíduos 1, 6, 11, 12 e 13 são seguramente heterozigotos, mas a 2 também é e a questão não a colocou.
Letra D → Falso.
Letra E → Falso. O indivíduo 10 ou é AA ou é aa e a 13 é Aa.
Para o indivíduo 10 homozigoto dominante:
AA × Aa = AA, AA, Aa, Aa → 50% de chance de ser normal e 50% de chance de ser afetado.
Para o indivíduo 10 homozigoto recessivo:
aa × Aa = Aa, Aa, aa, aa → 50% de chance de ser normal e 50% de chance de ser afetado.
Em todos os casos o cruzamento não origina apenas indivíduos normais. Pode sim, originar indíviduos com a anomalia.
Letra C → Verdadeiro. Os indivíduos não afetados, podem ser ou homozigotos dominante, ou homozigotos recessivo. Porém não é sabido qual é o genótipo específico de cada.
Os únicos que podemos saber algo a mais é o casal 3 e 4, que ambos possuem o mesmo genótipo. Se 3 for AA, 4 também é. Se 3 for aa, 4 também será aa. Isso porque se um deles fossem AA e o outro aa, a probabilidade de filhos com anomalia seria 100% já que seriam todos Aa.
Espero que eu tenha ajudado.