• Matéria: História
  • Autor: pedrinhoaila
  • Perguntado 6 anos atrás

QUESTÃO 03 (0,5): A noção de indivíduo e a criação de Estados laicos são características que marcam a contemporaneidade. ( ) Verdadeiro ( ) Falso QUESTÃO 04 (0,5): Na Revolução Industrial as relações de produção se transformaram e aprofundaram-se as desigualdades sociais.” (Apostila, p. 34) ( ) Verdadeiro ( ) Falso QUESTÃO 05 (0,5): Alguns importantes eventos como o renascimento científico, o mercantilismo e o absolutismo marcam a Idade Moderna. ( ) Verdadeiro ( ) Falso QUESTÃO 06 (0,5): Como você entende a frase abaixo? “Pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política.” QUESTÃO 07 (0,5): Lembrando do lugar que a Filosofia ocupa na Idade Moderna, complete a afirmação abaixo com as palavras corretas. “A __________ vai ser vista como aquele conhecimento capaz de oferecer a fundamentação do conhecimento __________, cujo objetivo é dominar e controlar a __________.” (Apostila, p. 33) ( ) filosofia - científico - natureza ( ) filosofia - religioso - natureza ( ) filosofia - científico - sociedade ( ) filosofia - religioso – fé QUESTÃO 08 (0,5): Sobre o Iluminismo, qual das alternativas abaixo NÃO está correta? ( ) O Iluminismo os ideais e os valores burgueses do Renascimento. ( ) O Iluminismo reivindicava maior participação política, liberdade religiosa e econômica e igualdade social. ( ) Diversos filósofos se destacaram nesse período. ( ) O iluminismo era totalmente a favor do absolutismo monárquico, esse modo de governo onde o rei governa tudo sozinho, sem a participação do povo. QUESTÃO 09 (0,5): Marque a opção que NÃO é uma das características do Liberalismo. ( ) O Liberalismo é uma doutrina econômica que nasce junto com o avanço do poder político da burguesia. ( ) O Liberalismo sustenta a necessidade da livre concorrência. ( ) O Liberalismo prega a não interferência do Estado na economia. ( ) O Liberalismo é uma corrente religiosa que prega o socialismo radical. QUESTÃO 10 (0,5): Escolha a alternativa que NÃO representa uma característica do Capitalismo. ( ) O Capitalismo é um sistema econômico e político. ( ) O Capitalismo está baseado na propriedade privada e na exploração do trabalho assalariado pela burguesia. ( ) O Capitalismo consolida-se como sistema político após a Revolução Francesa. ( ) O Capitalismo, na verdade, é um sistema econômico e religioso muito justo, onde todos são iguais e tem os mesmos direitos aos recursos financeiros. QUESTÃO 11 (5,0): Durante nossas aulas, refletimos várias vezes sobre as diferenças entre a Idade Média e Modernidade e como a Filosofia se desenvolveu nesses períodos. Escreva uma redação de, no mínimo, dez linhas, sobre essas diferenças.

Respostas

respondido por: juliadolher
2

Resposta:

QUESTÃO 3) Verdadeiro

QUESTÃO 4) Verdadeiro

QUESTÃO 5) Verdadeiro

QUESTÃO 6) Que, através do uso da razão e ao deixar de lado os dogmas absolutos da religião, o homem pode evoluir socialmente e desenvolver uma nova comunidade e novos conceitos sociais.

QUESTÃO 7) filosofia - científico - natureza.

QUESTÃO 8) A alternativa a se marcar é "O iluminismo era totalmente a favor do absolutismo monárquico, esse modo de governo onde o rei governa tudo sozinho, sem a participação do povo."

QUESTÃO 9) A alternativa a se marcar é  "O Liberalismo é uma corrente religiosa que prega o socialismo radical."

QUESTÃO 10) A alternativa a se marcar é "O Capitalismo, na verdade, é um sistema econômico e religioso muito justo, onde todos são iguais e tem os mesmos direitos aos recursos financeiros. "

QUESTÃO 11) A Idade Média foi um período controlado rigorosamente pela Igreja Católica, a qual impunha suas leis e dogmas sob a sociedade medieval. A sociedade não tinha possibilidade de ascensão, ou seja, aquele que nascia como vassalo viveria assim pelo resto de sua vida, sem a poder evoluir para um membro do clero, por exemplo. Os governos da Idade Média eram descentralizados, o que significa que não havia um rei absoluto nas terras, isso significa que haviam diversas divergências de um feudo para o outro (conversão de moeda, peso da mercadoria, etc) e também era uma sociedade com a economia baseada principalmente na agricultura. A filosofia nessa época atuou com intuito de conciliar a consciência cristã com a razão científica, buscava a verdade divina e utilizava conceitos da filosofia grega.

Já a Idade Moderna foi marcada pela retomada de ideais da antiguidade grega e romana, ou seja, o homem passou do Teocentrismo (sociedade focada estritamente em Deus) para o Antropocentrismo (focada no homem), rompendo com o domínio da igreja. Foi durante a Idade Moderna que ocorreram as Grandes Navegações, levando à conquista de diversos territórios pelos Europeus e concedendo a eles muitas riquezas. Com as Grandes Navegações, o mercantilismo surgiu e, consequentemente, desenvolveu os primórdios do capitalismo. A filosofia nessa época é marcada por uma transição com o pensamento medieval e eleva a humanidade ao principal foco de estudo da filosofia. O empirismo e o racionalismo foram construídas nesse período estudavam a origem do conhecimento humano.

Prontinho!

Explicação:

Perguntas similares