Respostas
Resposta:
porque ele queria se separar da Catarina de Araguão e o papa da época não permitiu então ele criou a própria igreja (não lembro o nome) onde o rei era a autoridade para ele poder se separar sem começar uma guerra contra a Espanha, que era o país mais poderoso da época
Resposta: Ele fez isso porque entre outros diversos fatores que levaram ao rompimento, em especial temos o fato do rei ter tido o seu pedido de divorcio negado pelo papa. E insatisfeito com isso, rompeu com a igreja.
Explicação: O rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica em 1534, após o papa Clemente VI negar-se a aceitar o pedido de divórcio do monarca inglês. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre espanhola.
O rei queria o divórcio para casar-se com Ana Bolena, uma dama da corte inglesa, com quem Henrique VIII já vivia há algum tempo. Como o papa recusou-se a aceitar o divórcio, o monarca inglês conseguiu-o em um tribunal nacional.
Frente a isso, Clemente VI excomungou Henrique VIII. Este, por sua vez, decidiu pelo afastamento em relação a Roma, levando o Parlamento inglês a promulgar o Ato de Supremacia, em 1534.