Qual é a ironia apresentada nessa charge? Ela é uma crítica ou um elogio a “missão civilizadora”? Justifique sua resposta
Respostas
Resposta: É uma crítica, típica de nosso ambiente acadêmico e escolar
Explicação:
O branco lhe oferece os "benefícios" da civilização, mas oque está na carta são apenas as consequências deletérias a seu povo africano, os efeitos negativos da civilização sobrerrepresentados. Basicamente uma crítica a dominação europeia na África travestida de missão civilizatória.
Se você quiser tirar nota alta, fale muito mal dos brancos por terem colocado o pé na África e estabilizar um sistema organizatório alienígena ao povo local e ter passado inconsequentemente doenças, fome e exploração local.
Se quiser falar o outro lado da moeda e tirar nota baixa, fale que os brancos apesar do presente de grego aos africanos como está explicitado na charge, eles ao mesmo tempo trouxeram o saneamento, estradas, comércios, escolas, construções de alvenaria, portos e cuidados médicos a boa parte do continente, além de terem colocado um fim aos incensantes conflitos locais.
É muito fácil ver um lado da moeda e tratar um lado como opressor malvado e ganancioso, e um como oprimido inocente e humilde; mais difícil é entender todos os lados como agentes ativos e não necessariamente bem ou mal intencionados na história. Salvo algumas exceções como os assirios.