6. Do modo como é retratado nos dois poemas, o vento apresenta características de um ser humano.
a) Aponte um exemplo desse recurso em cada um dos poemas.
b) Que sentido a personificação do vento dá aos poemas lidos?
Respostas
Resposta:
A)Norteados pelo objetivo de ressaltar acerca dos traços que demarcam esses recursos, passaremos a estabelecer familiaridade com algumas dessas figuras de linguagem, as quais representam o aspecto em questão. Podemos destacar:
Metáfora
De forma literal, o poema em questão representa tal recurso estilístico:
Metáfora
Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível
B)Assim como as outras figuras de linguagem, a personificação se caracteriza pelo sentido conotativo, ou seja, confere uma subjetividade na emissão das ideias. Presente na linguagem oral e na linguagem escrita, ela tem o objetivo de intensificar a transmissão da mensagem se apoiando em sentimentos que criam um universo abstrato e poético.
A personificação pode ser facilmente encontrada na literatura infanto-juvenil, como, por exemplo, na fábula. Como dito acima, é bastante usada na linguagem do dia a dia, em expressões bem populares como: “o mar é muito perigoso”, “a vida é cruel”, “a cidade pede socorro”, “carnaval pede passagem”, etc.
Categorizada como uma figura de pensamento, a personificação se apoia em significados implícitos. Por essa razão, ela é uma figura de linguagem conhecida por dar vida a quaisquer objetos inanimados, de forma que seres possuam voz, comportamento, sensações e emoções. Confira abaixo as frases que representam o uso da personificação:
Exemplos de personificação
• "O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão ‘dizer’ para atribuir ao cachorro uma característica humana).
• As “ondas beijavam” a areia branca da praia. (Atribuiu-se as ondas a ação de beijar).
• "A Cadeira começou a gritar com a Mesa." (A cadeira apresenta o comportamento humano de gritar).
• As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas. (De forma poética, a expressão “bailar” significa que as folhas balançam quando o vento passa por ela).
• "O morro dos ventos uivantes." (Dizer que os ventos uivaram significa que eles eram fortes e que por isso faziam o som dos lobos, de uivar).
• "O Sol amanheceu triste e escondido." (Essa expressão significa que o dia amanheceu nublado e por isso recebeu a característica humana de estar triste).
• "O Sol Sorriu para a lua." (O sol recebe a capacidade de sorrir para a noite, uma ação que compete ao ser humano).
• "O fogo dançava com o vento." (Essa expressão quer dizer que o vento aumenta as chamas do fogo, como se juntos eles parecessem dançar).
• "O vento assobiava na janela durante a noite." (Evidentemente que o vento não assobia, mas por ser forte, foi conferido a ele essa característica).
• "O sol brilhava contente na manhã seguinte." (Significa que o dia amanheceu feliz. Foi atribuído ao dia a sensação de felicidade).
• "O carro não aguentava mais, tantos anos de trabalho." (O carro, obviamente, não trabalha, mas a frase humanizou o automóvel, dando a entender que por estar velho e exausto, não aguentava mais).
• “As nuvens andavam lentamente, esperando a chegada do irritado trovão.” (A expressão “andava lentamente” confere a nuvem a ação humana de andar e espera a chegada do trovão).
Explicação:
espero ter ajudado
me segue que sigo de volta