(preciso pra hojeeeee vou dar muitos pontos pra quem responder tudo) 1 - Quanto tempo durou Primeiro Reinado? 2 - O que foi o Primeiro Reinado? 3-O que foi a guerra Cisplatina? 4- Quando Dom João IV morreu? 5- Quem assumiu o poder após a morte de Dom João VI? 6- Por que a opinião sobre o imperador era negativa? 7- Quem foi D. Maria da Glória? 8- Quem foi D. Miguel? 9- O que aconteceu com a nobreza e com o exército durante o primeiro reinado? Sobre o II Reinado: 01- Leia os versos e responda. Por subir Pedrinho ao trono, Não fique o povo contente; Não pode ser coisa boa Servindo com a mesma gente. Quem põe governança Na mão de criança Põe geringonça No papo de onça. (Versos anônimos. In Lilia Moritz Schwarcz, "As barbas do imperador") a) A qual episódio da história brasileira os versos fazem referência? b) Indique duas características do sistema político vigente no Segundo Império. 02) Canção 1 Suba ao trono o jovem Pedro, Exulte toda a Nação; Os heróis, os pais da Pátria Aprovaram com união. Canção 2 Por subir Pedrinho ao trono, Não fique o povo contente; Não pode ser coisa boa Servindo com a mesma gente. Quadrinhas populares cantadas nas ruas do Rio de Janeiro em 1840. Compare as quadrinhas populares e responda: a) Por que D. Pedro II tornou-se imperador, antes dos dezoito anos, como previa a Constituição? b) Quais as diferentes posições políticas expressas nas duas canções populares?
Respostas
Resposta:
1- (7 de setembro de 1822-7 de abril de 1831)
2-O Primeiro Reinado é o nome dado ao período da história brasileira em que Pedro I do Brasil governou o Brasil como Imperador, entre 7 de setembro de 1822, data em que proclamou a independência do Brasil, e 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono brasileiro.
3-A guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina, conhecido na historiografia argentina e uruguaia como província em disputa foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região do atual Uruguai.
4- Dom João morreu em 10 de março de 1826
5-Seu filho Dom Pedro I
6-A derrota na Guerra da Cisplatina teve um impacto muito negativo na reputação de d. Pedro. Seu estilo centralizador também criou muitos problemas, e, quanto mais acuado ficava, mais ele se aproximava do partido português, seu defensor. Os ânimos já estavam exaltados quando um crítico do imperador foi assassinado.
7-Maria II de Portugal apelidada de "a Educadora" e "a Boa Mãe", foi a Rainha de Portugal e dos Algarves em duas ocasiões diferentes: primeiro de 1826 a 1828, e depois de 1834 até à sua morte em 1853. Era a filha mais velha do imperador Pedro I do Brasil, e da sua primeira esposa, Maria Leopoldina da Áustria.
8-Miguel I apelidado de "o Absolutista" e "o Tradicionalista", foi o Rei de Portugal e Algarves entre 1826 e 1834 e pretendente ao trono português entre 1834 e 1866, sendo o terceiro filho varão do rei D. João VI de Portugal e de Carlota Joaquina da Espanha e irmão mais novo do rei D. Pedro IV de Portugal, também conhecido como imperador Pedro I do Brasil.
9-A Nobreza e o Exército abandonam o Imperador e tornam a situação política insustentável. D Pedro I não encontra solução. Abdica em favor do filho, Pedro de Alcântara, então com 5 anos em 7 de abril de 1831.
Explicação:
Sobre o II reinado (respostas)
1- a) O golpe da maioridade.
b)O Segundo Reinado instaurou o poder moderador que controlava todos os outros poderes e favoreceu a oligarquia da época.
2-a)Os políticos só viam uma única saída para a crise política que se abatera sobre a nação após a descentralização do poder - a reintrodução da autoridade monárquica. A ordem tinha que ser estabelecida e fazia-se necessário o fortalecimento da autoridade do poder central. E o projeto de antecipação da maioridade de D. Pedro II foi vista como a única forma de se alcançar a salvação nacional.
b)Uma posição a favor e contra a entrada de D. Pedro II no governo imperialista do Brasil, tendo ele não ter alcançado a maioridade.
1. O Primeiro Reinado no Brasil durou cerca de quase nove anos, uma vez que o seu início ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e o seu fim sucedeu-se no dia 7 de abril de 1831.
2. O Primeiro Reinado foi o período em que o Brasil tornou-se independente de seu país colonizador - Portugal -, sob o governo do imperador Dom Pedro I, esse momento recebe o nome de Primeiro Reinado pelo fato de ter sido o início da independência brasileira.
Sobre o Primeiro Reinado é importante frisar que nesse período houve uma real intenção em fazer do Estado Brasileiro um lugar independente, em apenas dois anos foi outorgada a primeira Constituição do Brasil, no ano de 1824. Assim, em que pese a relutância de Portugal, o colonizador do Brasil não teve outra saída a não ser reconhecê-lo como país independente no ano de 1825.
3. A Guerra da Cisplatina foi um conflito que ocorreu na região do Brasil, entre o Brasil Império e o que hoje se conhece como o Argentina (na época as Províncias Unidas do Rio da Prata) pelo domínio da região denominada Cisplatina, que hoje é onde se encontra o Uruguai.
Neste sentido, o Brasil objetivava acabar com a rebelião naquela região, retomando o seu controle. Enquanto isso, as Províncias Unidas queriam assegurar que a Cisplatina seria anexada ao seu território.
4. De acordo com os relatos históricos, Dom João VI morreu no dia 10 de março de 1826, também em Portugal, o que desencadeou consequentemente uma crise sucessória no tocante à quem o sucederia.
5. Depois que o Dom João VI faleceu, quem assumiu o poder foi o seu filho Dom Pedro I. Contudo, em que pese ter se tornado o Rei de Portugal, Dom Pedro precisava reestabelecer o comando pela instabilidade que estava pairando sobre a Coroa, motivo pelo qual ele logo nomeou sua filha como a futura herdeira do trono,
6. Naquele momento a opinião que se tinha a respeito do Imperador era bastante negativa, isso porque a derrota na Guerra da Cisplatina abalou sua reputação.
Outro motivo pelo qual o Imperador enfrentava problemas no tocante á sua reputação era o fato de Dom Pedro ser centralizador, o que piorou sobremaneira depois do assassinato de um jornalista que era seu grande crítico, tal situação trouxe bastante instabilidade política para aquele momento vivenciado no Brasil.
7. D. Maria da Glória era a primeira filha de Dom Pedro I com a sua primeira esposa. Maria da Glória subiu ao trono de Portugal aos 7 anos de idade, pouco tempo depois desse fato seu prometido marido se proclamou Rei, passando-a para trás. Contudo, a coroa alguns anos depois voltou para a Maria da Glória.
8. Dom Miguel era um dos filhos de Dom João VI de Portugal, mais precisamente o terceiro filho. Foi também Rei de Portugal, sendo um usurpador da sua própria sobrinha a D. Maria da Glória, pelo fato de ter ficado no comando da coroa interinamente, quando sua sobrinha que devia estar.
9. Segundo os relatos históricos, depois do assassinato do Jornalista que era uma grande opositor do Imperador, o caos político se instaurou, assim, a Nobreza e o Exército não foram tão leais ao Imperador quanto se esperava, tendo em vista que eles o abandonaram, o que deixou a situação política ainda mais crítica.
Após esse momento, não vendo outra saída a não ser abdicar do trono, Dom Pedro I, vai embora e deixa o Brasil para ser comandado por seu filho, que no momento em que o pai o destinou ao trono ele tinha apenas 5 anos de idade.
10. a) Os versos sob análise fazem referência ao golpe da maioridade, tendo em vista que Dom Pedro I abdica do trono em favor de seu filho com apenas 5 anos de idade.
b) O Segundo Reinado no Brasil foi marcado por algumas características em seu sistema, como por exemplo: a alternância de poder entre os partidos da época e a instituição do parlamentarismo às avessas.
O modelo de Parlamentarismo adotado ficou conhecido como Parlamentarismo às avessas, isso porque as eleições do Poder Legislativo se extraia o primeiro ministro, geralmente eram feitas pela escolha do próprio Dom Pedro II.
11. a) Em 1840 houve o golpe da maioridade, pelo qual Dom Pedro II tornou-se Imperador com apenas 16 anos, isso ocorreu para que fosse sanada a instabilidade política que se instaurava naquele cenário.
Uma vez que a autoridade central tomando o poder, faria com que a instabilidade acabasse, pois a descentralização estava levando a situação a um verdadeiro caos.
b) As canções demonstram dois pontos de vista distintos sobre o golpe da maioridade, uma revela a atitude de Dom Pedro como necessária e correta dentro do contexto no qual ele se encontrava; já a segunda via a ação de Dom Pedro como uma jogada política para permanência no poder.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/31940485
https://brainly.com.br/tarefa/39360183
https://brainly.com.br/tarefa/46977002
https://brainly.com.br/tarefa/11163539
https://brainly.com.br/tarefa/32015663
https://brainly.com.br/tarefa/30504551
https://brainly.com.br/tarefa/11244628
https://brainly.com.br/tarefa/19452944
https://brainly.com.br/tarefa/18139944