(UFPE/UFRPE) A impressão digital genética (DNA fingerprint) é um dos testes desenvolvidos com o avanço da Engenharia Genética. Já disponível em alguns laboratórios, seu resultado se traduz num padrão de bandas, semelhante a um código de barras utilizado no comércio. Tal impressão genética dá a identidade individual de forma segura. No DNA fingerprint, o que se observa são: a) moléculas mistas de DNA e RNA. b) segmentos de desoxirriboses. c) fragmentos de riboses e de grupos fosfatos. d) sequências de DNA. e) proteínas chaves codificadas pelo DNA simples.
Respostas
Resposta:
d) sequências de DNA
No DNA fingerprint, o que se observa são: d) sequências de DNA.
O DNA fingerprint ou a análise de impressões digitais genéticas Impressão digital genética é uma técnica usada para distinguir entre indivíduos da mesma espécie usando amostras de seu DNA.
A técnica se baseia no fato de que dois seres humanos possuem grande parte de sua sequência de DNA em comum e, para distinguir dois indivíduos, pode-se explorar a repetição de sequências altamente variáveis denominadas minissatélites ou VNTRs.
É uma técnica de laboratório usada para estabelecer uma ligação entre a evidência biológica e um suspeito em uma investigação criminal.
Uma amostra de DNA obtida na cena do crime é comparada a uma amostra de DNA de um suspeito. Se os dois perfis de DNA coincidirem, o teste incrimina o suspeito.