• Matéria: História
  • Autor: mayarachristynesilva
  • Perguntado 6 anos atrás

1)Qual foi o resultado do Choque cultural entre o catolicismo e as crenças indígenas na Amazônia? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2)A América nasce para os europeus primeiro pelo calor e pela sede, a tripulação da improvisada galé como fantasia. Apresente uma ideia fantasiada pelo imaginário dos europeus. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) “é uma resposta racional dada no imaginário por meios simbólicos”. Cite um exemplo de símbolo presente em algum mito ou lenda que você conhece. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Respostas

respondido por: Fran0800
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1. A rebelião que se seguiu culminou com o assassinato do jesuíta em 1695.
No entanto, é precisamente nessas situações de conflito que a “demonização” das crenças indígenas mostrava sua face positiva. No artigo Contato, guerra e negociação: redução e cristianização de Maynas e Jeberos pelos jesuítas na Amazônia no século XVII, publicado na Revista de História Unisinos em 2007, Fernando Torres-Londoño, professor do Departamento de História da PUC-SP, observa que a presença do demônio acabava por eximir os indígenas de qualquer “responsabilidade quando emergia o conflito”.


2. Entretanto, a chegada dos europeus ao continente a partir de 1492, quando Cristóvão Colombo atracou nas ilhas caribenhas, transformou profundamente a configuração social, econômica, cultural e ambiental da América e dos povos que a habitavam.

3. Assim, o mito, tal como é conceituado pela Psicologia Analítica e pelos antropólogos e estudiosos da religião como Joseph Campbell (1992, 1990) e Mircea Eliade (1977, 1991) não é uma fuga da realidade, uma fantasia ou fabulação primitiva, mas uma realidade viva e uma forma de se colocar e de atribuir sentido ao mundo e que permanece atuante no mundo moderno (Serbena, 1999). Ele satisfaz as necessidades simbólicas e de significado da psique e atua como pano de fundo no sendo comum e no conhecimento científico, especialmente nas ciências humanas e do senso comum (Gusdorf, 1953/1980; Serbena & Raffaelli, 2003). Inclusive pode-se falar de uma consciência constituída a partir do mito, a consciência mítica.
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