• Matéria: Português
  • Autor: scorssatolb84
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual o impacto ambiental do lixo doméstico levado para um lixão ou aterro sanitário​

Respostas

respondido por: rayssamelo00
2

Resposta:

Lixão

A tragédia do Morro do Bumba, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, expôs um problema sério nas nossas cidades: por todo o Brasil, comunidades inteiras moram sobre o lixo. São condomínios, conjuntos habitacionais, favelas, comércio, igrejas, entre outros. Famílias que se encontram em risco permanente, não só por causa de deslizamentos, mas pela presença de gás metano, o qual é altamente inflamável, que ao se acumular pode provocar explosões. Pode-se citar também a poluição do solo e lençol freático, bem como o desenvolvimento de doenças.

Existem três maneiras de dispor os resíduos sólidos: lixão, aterro controlado e aterro sanitário.

Lixão ou Vazadouro

Área a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização do solo. Não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos, ou seja, resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor.

Não apresenta nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.

.

O lixo domiciliar ou orgânico pode ser encaminhado para a compostagem, que é um processo de transformar os restos de alimentos, verduras e frutas, num excelente adubo. No Brasil, de acordo com o IBGE, apenas 9% do lixo doméstico segue para a compostagem. Já o lixo inorgânico (papel, metal, plástico e vidro), pode ser separado e reciclado.

Explicação:


scorssatolb84: muito obrigado
rayssamelo00: de nada espero te ajudado.
scorssatolb84: ajudou muito
Perguntas similares