A Revolução Francesa, segundo o historiador Holland Rose, foi “a série de acontecimentos mais terrível e momentosa em toda a história (...) ... o ponto de partida real para a história do século XIX; pois esse grande levante afetou profundamente a vida política e, mais ainda, a vida social do continente europeu”. (HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa.) Assinale com um (X) a(s) alternativa(s) que evidencia(m) as tensões e impasses da Revolução Francesa. ( ) O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem (o apoio do povo era essencial contra a aristocracia, o antigo regime e a contrarrevolução); com ela, viria o risco da revolução social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República Jacobina. ( ) A Revolução Francesa provocou profundas mudanças em seu país, mas foi um episódio de alcance apenas regional, pois nos demais países e continentes apenas conseguiu difundir vagas ideias sobre igualdade e fraternidade. ( ) Tanto os girondinos como os jacobinos queriam radicalizar a Revolução, questionavam a existência da propriedade privada e, inspirados em Rousseau, desejavam implantar uma democracia popular. ( ) Houve vários momentos dentro da Revolução Francesa. Destes, duas vertentes distintas podem ser identificadas: uma em 1789 e outra em 1793. A primeira inspirou-se na autoridade, na hierarquia das classes e na liberdade perante a lei. A segunda aprofunda a Revolução e volta-se mais para a igualdade. preciso disso pra hoje ainda
Respostas
Resposta:
( x ) O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem (o apoio do povo era essencial contra a aristocracia, o antigo regime e a contrarrevolução); com ela, viria o risco da revolução social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República Jacobina.
( x ) Tanto os girondinos como os jacobinos queriam radicalizar a Revolução, questionavam a existência da propriedade privada e, inspirados em Rousseau, desejavam implantar uma democracia popular.
A Revolução francesa foi um período de mudanças sociais, econômicas e políticas de modo que o gabarito da questão se encontra nas seguintes alternativas:
(X) Houve vários momentos dentro da Revolução Francesa. Destes, duas vertentes distintas podem ser identificadas: uma em 1789 e outra em 1793. A primeira inspirou-se na autoridade, na hierarquia das classes e na liberdade perante a lei. A segunda aprofunda a Revolução e volta-se mais para a igualdade.
(X) O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem (o apoio do povo era essencial contra a aristocracia, o antigo regime e a contrarrevolução); com ela, viria o risco da revolução social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República Jacobina.
O que foi a revolução francesa?
A revolução francesa foi um movimento revolucionário de grandes proporções que ocorreu na França (1789-99). Inspirada na corrente filosófica do Iluminismo e motivada pela desigualdade social e crise econômica que afetou a França no fim do século XVIII.
A revolução não ficou presa somente a França, tendo influenciado revoluções em vários países contra regimes absolutistas e regimes autoritários.
Girondinos e Jacobinos:
Na revolução francesa existia a divisão entre dois grupos os: jacobinos e girondinos.
Os girondinos eram representantes da alta burguesia e defendiam que a revolução devia seguir por caminhos moderados e não trazer nenhuma mudança radical, sendo a monarquia constitucional.
Já os Jacobinos eram representantes da média burguesia e dos trabalhadores, fazia parte do lado mais radical da revolução, queriam a instalação de uma república e buscavam a adoção de medidas radicais e populares.
Período do Terror:
Nesse período os jacobinos assumiram o poder, esse período ficou conhecido como “Período do Terror”, pois houve a perseguição de opositores políticos e muitos membros girondinos e da alta burguesia acabaram condenados à morte na guilhotina.
Principais ações dos Jacobinos:
- voto universal e sem critério de renda
- Estabelecimento do fim da escravidão na colônias francesas;
- Intervenção do Estado congelamento de preços de produtos básicos;
- Criação de um Tribunal Revolucionário para julgar os opositores da Revolução.
Diretório:
Essa foi a fase quando os Girondinos assumem o poder e revogam as mudanças impostas pelo jacobinos, o que gerou grandes revoltas que caracterizaram esse período por enorme instabilidade política.
Leia mais sobre revolução francesa em: brainly.com.br/tarefa/2655336