Respostas
Resposta:Três cidades da região norte do Paraná receberão, a partir desta semana, as apresentações do projeto “Nós em Rede”, desenvolvido pelo grupo Nós de Teatro, de Londrina. A circulação levará dois espetáculos diferentes a Jacarezinho, Bela Vista do Paraíso e Rolândia, totalizando seis datas. A finalidade é promover a formação de público teatral e estreitar laços e contatos entre a produção cultural londrinense e essas localidades. O projeto recebe patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), inserido na linha de Circuito de Intercâmbio que integra o edital de Projetos Culturais Independentes.
Nesse giro pela região, o grupo terá a oportunidade de mostrar seus dois mais novos espetáculos: “O Deserto da Memória” e “Infernal: Vozes de Dostoiévski”. A primeira parada é em Jacarezinho, nos dias 24 e 25 de maio. Depois, o projeto segue caminho para Bela Vista do Paraíso, onde se apresenta nos dias 1 e 2 de junho. O destino final é Rolândia, com data e local ainda a confirmar.
O primeiro evento, no dia 24, às 20h30, traz “O Deserto da Memória”, que fará sua estreia dando luz à história de um local místico e cercado de mistério. Trata-se de um deserto que possui consciência própria, funcionando como um cérebro que se lembra e esquece das coisas aos pouquinhos, conforme vão sendo enterradas e desenterradas na areia. Lugar onde estão sepultados os corpos daqueles que lutaram contra um autoritário governo.
No decorrer das cenas, vários caminhos se entrecruzam. Uma velha segue à procura de uma pessoa que há muito tempo não visita; um velho se perde de seu menino; uma menina brinca entre as dunas, descobrindo objetos e suas histórias. Enquanto alguns buscam memórias escondidas, outros preferem que as coisas permaneçam no esquecimento. Em Bela Vista, este espetáculo será apresentado em 1º de junho.
De acordo com o ator e um dos diretores e criadores dramatúrgicos do grupo Nós de Teatro, José Paulo Brisolla, o espetáculo vem sendo construído e preparado desde 2017, e agora será mostrado ao público pela primeira vez. A história, contou ele, é carregada de elementos que envolvem a América Latina, tendo como uma das principais referências o deserto do Atacama, no norte do Chile. “A criação é própria, mas existem algumas referências interessantes, literárias e de documentários, que abordam aspectos da vida na América Latina, como pontos que ligam este deserto a fatos da ditadura do governo militar de Augusto Pinochet, por exemplo”, disse.
No dia 25, também às 20h30, em Jacarezinho, será apresentado “Infernal: Vozes de Dostoiévski”. Esse monólogo de um ato foi construído a partir da obra “Irmãos Karamázov”, de Fiodor Dostoievski. Após a perda de seu filho, um homem entra em desespero profundo. Encarnando as vozes e as dores de várias personagens de Dostoievski (Capitão Sniéguiriov, Dmitri, Ivan, Aliócha, Lise, Grúchenka), reflete sobre temas como a existência do sofrimento, a importância do amor entre os homens, a desigualdade social, as feiuras e bonitezas do mundo. É um espetáculo sobre o amor e também sobre maldade. Em Bela Vista, a apresentação será realizado no dia 2 de junho, no mesmo horário.
Segundo Brisolla, o projeto patrocinado pelo PROMIC dará a chance para que públicos diferentes conheçam duas peças teatrais e tenham mais proximidade com essa linguagem artística. “Estamos felizes com a oportunidade de realizar pela primeira vez essa circulação com o projeto ‘Nós em Rede’. Aguardamos as datas ansiosamente e com as melhores expectativas. Estão todos convidados para participar”, destacou.
Ao final de cada um dos seis eventos, nas três cidades contempladas pelo “Nós em Rede”, haverá um bate-papo sobre os espetáculos, que tem atuação, direção e criação dramatúrgica por José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla Resende.
se puder marca como melhor resposta por favor espero ter te ajudado