Antes da popularização da linguagem audiovisual, era por meio de rádio que se contavam histórias. Os sonoplastas acrescentavam músicas para atingir as emoções dos ouvintes com trilhas de suspense, tensão, paixões. Criavam também efeitos sonoros como chuvas, trovão... Então, de acordo com a nossa aula, um sonoplasta é um profissional que: *
A- Elabora o material sonoro como ruídos em diferentes produções como programas de rádio, filmes, animações e peças de teatro.
B- Produz os filmes e seus sons e também os programas de televisão.
C- Elabora materiais de cenário como cortinas, roupas e outras coisas que usem na apresentação.
D- Elabora o texto e distribui os papéis para cada ator.
Respostas
Resposta: letra A
explicação:Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados, que se dividem em ruídos naturais e ruídos de efeito.
Sonoplastia (do Lat. sono, som + Gr. plastós, modelado) é um termo exclusivo da língua portuguesa que surge na década de 60 com o teatro radiofônico, como a reconstituição artificial dos efeitos sonoros que acompanham a ação. Esta definição é extensiva ao teatro, cinema, rádio, televisão e web . Antes designada como composição radiofônica, tinha por função a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, elementos que em teatro radiofônico têm que ser ilustrados ou aludidos sonoramente. Incluía ainda a gravação e montagem de diálogos e a seleção, a gravação e alinhamento de música com uma função dramatúrgica na ação ou narração. O sonorizador, auxiliado por um contra-regra que produzia efeitos sonoros em direito (foley effects / bruitage), tais como a abertura de uma porta à chave e o consequente fechamento, passos caminhando em pisos de diferentes superfícies, ou o galope de um cavalo efetuado com casca de coco percutida, ou ainda auxiliado por um operador de som que manipulava os discos de efeitos sonoros de 78 RPM, controlava a mistura dos vários elementos sonoros com a voz gravada.