Respostas
Resposta:
III apenas
Explicação:
Funcionários da Vale e engenheiros, que atestaram barragem em MG, são presos.
Resposta:
A correta é III, apenas.
Explicação:
Na manchete “Funcionários da Vale e engenheiros que atestaram barragem em MG são presos”, temos o seguinte:
Sujeito: “Funcionários da Vale e engenheiros que atestaram barragem em MG”.
Predicado: “são presos”.
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não se separa o sujeito do verbo, portanto, não se separa o sujeito do predicado. Mesmo que a ordem esteja invertida, como em: São presos funcionários da Vale e engenheiros que atestaram barragem em MG.
O sujeito da manchete é um sujeito composto, possui, portanto, dois núcleos – “funcionários” e “engenheiros”. Esses termos não podem vir separados por vírgula, pois não se separa por vírgula dois termos com o mesmo valor sintático (núcleo do sujeito). Sendo assim, não se pode separar, nessa manchete, “funcionários da Vale” de “engenheiros que atestaram barragem em MG”, pois são dois termos que compõem o sujeito dessa oração.
Por fim, vale destacar que o termo “que atestaram barragem em MG”, é uma oração subordinada adjetiva restritiva, cuja função equivale a de um adjunto adnominal. Não possui, portanto, um vínculo sintático essencial, mas acessório, segundo preconizam as gramáticas. Ao vir entre vírgulas, essa oração se transforma em uma oração adjetiva explicativa. A inserção da vírgula apenas opera leve modificação no sentido original – se, inicialmente, mencionava-se somente os engenheiros que atestaram a barragem, supondo que nem todos os engenheiros praticaram tal ação; agora, com a inserção das vírgulas, supõe-se que todos os engenheiros que prestam serviço para a Vale são responsáveis, sem exceção.
Portanto, como vemos, embora o emprego da vírgula nesse caso promova leve modificação no sentido original, a construção da frase respeita a norma padrão da Língua Portuguesa, não ferindo as regras de pontuação. Assim, o correto é “Funcionários da Vale e engenheiros, que atestaram barragem em MG, são presos”.