1 — Quais as principais características do Primeiro Reinado?
2 — O que foi outorgado em 1824? Qual era o principal objetivo do documento constitucional?
3 — O que as elites brasileiras disputavam?
4 — Qual o motivo levou ao fechamento da Assembleia Constituinte?
5 — O que levou o imperador Dom Pedro I a abdicar do trono?
Respostas
1) As principais características do Primeiro Reinado, composto pelo governo de D. Pedro I no período de 1822 a 1831, foi:
- Desenvolvimento econômico brasileiro, abertura dos portos para escoamento de produtos e consequente crescimento comercial,
- revolta contra a independência,
- aumento dos impostos pagos à Portugal,
- economia baseada em latifúndios, agricultura e escravidão,
- aumento da dívida externa através de empréstimos,
- ampliação da pobreza e desigualdade social.
2) Em 1824 foi outorgado a Constituição Brasileira de 1824. Foi implementada por Dom Pedro I, em 25 de março e instituía que o Brasil seria considerada uma unidade institucional, estabelecia o catolicismo como religião oficial, o Brasil seria uma Monarquia Constitucional de caráter hereditário, além do estabelecimento de quatro poderes, sendo eles executivo, legislativo, judiciário e moderador.
3) As elites brasileiras disputavam descentralização do poder político brasileiro.
4) O motivo que levou o fechamento da Assembleia Constituinte foi que haveria submissão do poder executivo (Dom Pedro I) ao legislativo, além de dar o direito de voto censitário para os homens, isto o, o direito de votos para homens que atendessem determinado critério estabelecido.
5) A Abdicação de D, Pedro I ocorreu em 7 de abril de 1831 em virtude do autoritarismo do imperador, despesas altas, queda de exportações além de empréstimos que geraram dificuldades financeiras do país. Houve grande impopularidade do imperador, além de revoltas em pról da independência, que ficou mais latente após a morte do Frei Caneca.
Bons estudos!
1) As principais características do primeiro reinado são a continuidade da mesma política observada no Brasil antes da independência, que privilegiava as elites coloniais e a permanência e manutenção da escravidão.
2) Em 1824 foi outorgada a primeira Constituição do Brasil. O principal objetivo deste documento era manter a centralização política do país.
3) As elites brasileiras disputavam a descentralização do poder político do Brasil.
4) O fechamento da Assembleia constituinte ocorreu em virtude de divergências entre o Imperador e os deputados.
5) D. Pedro abdicou do trono em virtude do aumento das tensões políticas , grave crise financeira sob a qual o Brasil passava, a derrota do país na guerra Cisplatina, a criação da República Oriental do Uruguai e em virtude da crise sucessória, devido a morte de D. João VI, sendo necessário que o imperador retornasse para Portugal para assumir o trono.
A separação do Brasil de Portugal ocorreu em 1822. Houve uma longa história de conflitos políticos, interesse de classes, diferenças de opinião, opressão e revolta.
Nem todos queriam a separação do Brasil de Portugal. Muitos portugueses na Bahia resistiram à proclamação da Independência sendo que depois de sete meses de combate com várias mortes, os revoltosos deixaram a região no ano de 1823.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/6127001