Na evolução geológica da Amazônia, observamos a formação de dois tipos principais de estruturas geológicas. Discorra sobre essas estruturas
Respostas
A litosfera – camada rochosa do planeta Terra – apresenta inúmeras dinâmicas e variações. A sua composição estrutural, contudo, é classificada em três diferentes tipos de estruturas geológicas que se dividem em todo o mundo: os crátons (ou escudos antigos), as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (ou cadeias orogênicas).
As bacias sedimentares-, por outro lado, distribuem-se em diferentes partes do mundo, existindo também no território brasileiro. Elas recobrem cerca de 75% da superfície terrestre e são caracterizadas pela sua formação na Era Paleozoica (500 milhões de anos atrás), com a acumulação dos sedimentos gerados pelo desgaste das rochas em função da ação dos agentes externos de formação do relevo.
Há, na formação geológica da Amazônia, dois principais tipos de estruturas geológicas, as quais são as seguintes:
- Depressões
- Planícies
As depressões são relevos que encontram-se abaixo do nível altimétrico observado ao redor da região;
As planícies são formas de relevo mais planas, caracterizadas principalmente pela regularidade.
A região Amazônica
Por ser composta por um terreno mais antigo, sabe-se que o território apresenta predominantemente áreas planas e caracterizadas pela depressão do terreno, isto é, regiões abaixo do nível altimétrico do território.
Saiba mais sobre a região amazônica em: https://brainly.com.br/tarefa/8124464
#SPJ5