Concluída em 1787, a Constituição estadunidense definiu os EUA como um República presidencialista e federalista, isto é, mesmo com a presença de um governo federal, cada estado tem autonomia legislativa e fiscal. Alexander Hamilton e James Madison propuseram a divisão dos poderes em executivo, legislativo e judiciário, modelo adotado pelos Estados Unidos. Você consegue identificar qual teoria e/ou pensador iluminista inspirou o modelo político adotado pelos EUA? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:Resultado do processo de emancipação das Treze Colônias, a Constituição dos Estados Unidos foi logo discutida após a vitória contra os colonizadores ingleses. Nessa ocasião tivemos a formação de duas facções dividias entre os federalistas e republicanos. Os primeiros pregavam o fortalecimento do poder central com o intuito de preservar a união política dos estados. Já os republicanos acreditavam que a autonomia dos estados não poderia ser submetida ao governo central.
Interessada em buscar o equilíbrio entre as duas tendências, a carta constitucional estadunidense acabou sendo formada por uma série restrita de artigos. Criado em 1787, o documento abriu caminho para que os estados norte-americanos tivessem autonomia para elaborar uma série de leis que viriam a tratar de assuntos de natureza mais específica.
Em mais de 220 anos de existência, a Constituição dos Estados Unidos sofreu apenas vinte e sete emendas. As suas dez primeiras modificações, conhecidas como Bill of Rights, aconteceram quatro anos após a sua criação e tratava de assuntos ligados à questão da liberdade de expressão e liberdade religiosa. Ideologicamente influenciado pelo iluminismo, o documento acabou norteado à feição política de outras revoluções liberais que aconteceram posteriormente.
Explicação:
confia
A teoria que fundamentou o modelo de República empregado nos Estados Unidos foi a Teoria Constitucional ou Teoria Tripartite Constitucional, que tinha como grande influencia o pensador iluminista Montesquieu, o autor de "O espírito das leis".[
A ideia de Montesquieu é que os governos devem ser organizados de modo a impedir a ascensão de tiranos e impedir que uma pessoa ou pequenos grupos políticos tomem para si todo o poder de julgar, criar leis e administrar o Estado.
Com a divisão destes poderes, antes concentrados no Rei, em três esferas independentes e autônomas se torna pelo menos bem mais difícil a ascensão de governos ditatoriais e, em teoria, temos uma sociedade mais justa e representativa dos interesses de seus diferentes grupos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2418202