1. Complete as frases com os verbos entre parênteses, no tempo solicitado, realizando a concordância:a) Os moradores do bairro próximo à estação rodoviária____________________(permanecer – pretérito do indicativo) isolados pela enchente.b) Nem o tio nem o avô ________________________(entender – presente do indicativo) o comportamento de João.c) Uma fruta ou um suco_______________________(fazer – pretérito do indicativo) bem ao doente.d) A gente_____________________(amar – presente do indicativo).
Respostas
a)permanecem
b)entendem
c)fazem
d)ama
A) Os moradores do bairro próximo à estação rodoviária permaneceram (permanecer – pretérito do indicativo) isolados pela enchente.
B) Nem o tio nem o avô entendem (entender – presente do indicativo) o comportamento de João.
C) Uma fruta ou um suco fazia (fazer – pretérito do indicativo) bem ao doente.
D) A gente ama (amar – presente do indicativo).
Concordância Verbal
Concordância verbal são as modificações que o verbo sofre para se adequar ao sujeito da oração. Como regra geral o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
No entanto existem algumas regras específicas:
- Quando o sujeito for constituído pelas expressões: um e outro, nem um nem outro... - o verbo poderá ficar no singular ou no plural. É o caso do exercício B onde o verbo poderia ficar entendem ou entende.
- Quando os núcleos do sujeito estiverem ligados por ou - o verbo irá para o singular quando a ideia for de exclusão, e para o plural quando for de inclusão. É o caso do exercício C, onde temos a ideia de exclusão.
Assim podemos concluir que concordância verbal é quando o verbo se flexiona para se adequar ao sujeito.
Aprenda um pouco mais sobre concordância verbal aqui: brainly.com.br/tarefa/3598997
#SPJ2