01. A taxa de desenvolvimento de uma reação elementar, aA + bB → cC + dD , é dada pela expressão representada na Figura 1. Considere a reação elementar representada na Figura 1 pela equação expressa na Figura 1. Ao triplicarmos a concentração do oxigênio, a taxa de desenvolvimento da reação, em relação à taxa de desenvolvimento inicial, torna-se: *
1 ponto Figura 1 Figura 1
a) três vezes maior.
b) oito vezes menor.
c) nove vezes maior.
d) vinte e sete vezes maior.
Respostas
A alternativa que melhor responde essa questão é a letra d).
Segundo a chamada Lei da Velocidade das Reações, a velocidade de uma reação química é diretamente proporcional à concentração dos reagentes, como a própria equação fornecida indica.
No caso em questão, que tem apenas um reagente, k, se mantém igual, o α = 3 (já que é 3 O2), e o A = 3 (já que a concentração original foi triplicada).
Assim, quando calculamos a velocidade da reação, obteremos um número que é equivalente a 3³, ou seja, 27.
Portanto, a reação é 27 vezes mais rápida, quando triplicamos a concentração do reagente.
A alternativa correta será a letra d) vinte e sete vezes maior.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante que aqui estamos abordando sobre fundamentos da Lei da Velocidade das Reações, onde é divida em reações elementares e reações não elementares (Onde teremos o desenvolvimento de uma etapa e mais de uma etapa, respectivamente) e acabará sendo a velocidade de uma reação química específica onde será diretamente proporcional à concentração dos reagentes, assim como a própria equação do enunciado.
Portanto aqui, que possuímos apenas um regente (K) se manterá:
- A = 3 (Porque possuímos 3O2) ;
- A = 3 (Porque triplicou a sua concentração inicial);
Dessa forma, podemos encontrar a velocidade de reação e assim verificamos a equivalência 3³ resultando em 27 e dessa forma, a reação será 27 vezes mais rápida
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/4464189
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)