Qual é a grande mudança entre feudalismo e a formação do dos Estados modernos
(resumo) por favor
Respostas
Resposta: O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. A formação do Estado Moderno é dividida, para fins de estudos, por quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal. Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha. A burguesia passa a exigir elementos que garantam a sua evolução política, econômica e social. Desta maneira, urge a existência de um governo estável e com a centralização dos serviços à população. Os burgueses também brigavam contra os elevados impostos sobre as mercadorias e a diversidade de moedas. O Estado Moderno é um fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o aparelhamento das forças armadas, da estrutura jurídica e a estruturação da cobrança de impostos. A monarquia permite, ainda, a formação da infraestrutura que garante a máquina pública e cria as condições para o surgimento do corpo burocrático. O primeiro reino a utilizar o modelo de Estado Moderno foi Portugal.
Explicação:
Resposta:
O feudalismo tinha como princípio a soberania de um senhor feudal que comandava um feudo e os seus camponeses deviam parte da produção assim como o trabalho desse camponês em troca de segurança, moradia e comida.
Já os estados modernos estavam baseados em grandes cidades com líderes absolutistas que detinham grande parte do poder, nesse período a igreja tinha grande poder e comandava a maioria da circulação na sua região, nessa época que a burguesia começa a se desenvolver e fortalecer.