• Matéria: História
  • Autor: pottervitoria7
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o trecho de texto a seguir.

A posição de d. Pedro, no entanto, era ambígua. O apoio que dava ao movimento constitucionalista era marcado por ressalvas do tipo: “a Constituição deve ser digna do meu poder”, e assim por diante. Não é de se estranhar, portanto, que, após o 7 de setembro, as elites regionais ficassem divididas. Apoiar as cortes portuguesas significava submeter-se a um governo liberal, ao passo que acatar ao imperador implicava o risco de retorno ao absolutismo. Além disso, havia divisões nas tropas estacionadas nas diversas províncias, umas fiéis à Corte portuguesa e outras à carioca. Por isso, a independência foi seguida por uma série de guerras. No Norte e Nordeste, o processo de ruptura com Portugal esteve longe de ser.

Com base na leitura do texto e em seus estudos,anlise as afirmativas e assinale V para verdadeiras e F para falsas

( )A Constituição outorgada em 1824 conciliou os interesses de D. Pedro I, das elites e das camadas populares.

( )A Independência do Brasil foi seguida por uma série de conflitos, movidos por grupos que não aceitavam o governo de D. Pedro I.

( )Ao afirmar que a Constituição deveria ser digna de seu poder, D. Pedro I pretendia estabelecer um governo centralizador.

( )Com exceção dos movimentos do Norte e Nordeste, o processo de Independência do Brasil foi pacífico.

( ) As elites estavam divididas entre aqueles que apoiavam um governo liberal e aqueles que eram favoráveis a um governo centralizador.​

Respostas

respondido por: bellefrp
26

Resposta:

(F)

(V)

(V)

(F)

(V)

Perguntas similares