• Matéria: ENEM
  • Autor: carolvitoria5067
  • Perguntado 6 anos atrás

3)Texto Base: Considere as afirmações sobre a Filosofia Medieval: I - Tanto a escola Patrística quanto a Escolástica se inspiraram na filosofia de Sócrates. II - Para Santo Agostinho, a irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o homem, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas, que são necessárias, imutáveis, estão em seu interior e tornam-se perceptíveis com a aceitação da iluminação divina. III - O mérito da filosofia de Tomás de Aquino foi a capacidade de aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã. É correto o que se afirma:

Respostas

respondido por: lelelulugg
88

Resposta:

As alternativas corretas são II e III.

I - Tanto a escola Patrística quanto a Escolástica se inspiraram na filosofia de Sócrates.

Falso, visto que Sócrates defendia que Deus era seu próprio interior, o que é totalmente incabível na Patrística, que defende a existência de Deus, de maneira relacionar fé e filosofia.

Sócrates defendia que o conhecimento estava dentro de cada qual, só precisava ser liberada por meio da razão, ou seja, não se tinha espaço para fé e religião, o que se opõe a Patrística.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO :/

respondido por: Danas
10

A filosofia de Sócrates é uma inspiração apenas a escola escolástica, não para a patrística. Santo Agostinho é que foi uma inspiração para a escola patrística devido ao seu pensamento sobre a luz divina irradiando no homem e dando características imutáveis ao seu interior. Tomás de Aquino também foi um importante filósofo por ter aliado a lógica aristotélica com a fé cristã (II e III estão corretas).

A filosofia e a religião

Existem fortes ligações entre a filosofia e a religião, sendo a religião um elemento que dá origem a muitos conceitos metafísicos da filosofia.

Mais sobre Santo Agostinho

https://brainly.com.br/tarefa/22362974

#SPJ5

Anexos:
Perguntas similares