Leia a citação: “Um desses fatores é de ordem cultural: a literatura se apresenta como uma instituição do pensamento e da arte que tem formato próprio e específico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: InterSaberes, 2013. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre os elementos que compõem a linguagem literária e as relações que se estabelecem entre arte e realidade, assinale a afirmativa correta: A A linguagem literária é constituída obrigatoriamente pela norma culta padrão. B A linguagem literária se compõe a partir do inconsciente, da reprodução do real e com a palavra em estado de arte. C A linguagem literária se caracteriza pela utilização das rimas, pois é somente por meio delas que o leitor identifica a diferença entre um texto literário e um texto comum. D A linguagem literária se constitui do consciente do leitor que o estimula a uma percepção racional da realidade por meio de um texto objetivo, claro e bem escrito. E A linguagem literária se caracteriza pela aproximação com a linguagem comum e cotidiana, para se buscar conquistar um novo público, abordando a realidade de forma mais objetiva e clara.
Respostas
Resposta:
Letra B:
A linguagem literária se compõe a partir do inconsciente, da reprodução do real e com a palavra em estado de arte.
Segundo o livro-base, "a linguagem literária agrega de forma harmoniosa o inconsciente, a reprodução do real e a palavra em estado de arte, o que possibilita ao leitor novas formas de olhar para a realidade" (livro-base, p.10).
O inconsciente, a reprodução do real e a palavra em estado de arte são os elementos que compõem a linguagem literária e estipulam as relações entre arte e realidade. Alternativa B.
Como a linguagem literária é construída?
Esse tipo de linguagem tem total relação com a subjetividade, elencando escritos que não necessariamente correspondem aos fatos ou os transformam conforme a imaginação do autor, como os romances ou poesias, contrapondo-se, assim, aos escritos não-literários que se baseiam tão somente na objetividade, a exemplo de uma matéria jornalística.
Desse modo, a linguagem literária é composta pelo inconsciente, pela reprodução do real e a palavra em estado de arte, estipulando uma forte relação entre arte e realidade à medida que autor se deixa levar pelas emoções e sentimentalidades ao colocar no papel aquilo que considera como correto em âmbito interior, permitindo que os fatos adquiram um caráter mais ilusório.
Mais sobre a linguagem literária e a relação entre arte e realidade: brainly.com.br/tarefa/41487474
#SPJ6