Na tira 3, ambos os verbos usados por Eddie estão flexionados
no mesmo tempo e modo verbal, mas um expressa um fato que
ocorre no momento da fala e o outro expressa um fato habitual
ou permanente.
• Qual dos verbos expressa um fato habitual e qual expressa um fato
que ocorre no momento da fala?
Respostas
Explicação:
O modo subjuntivo costuma gerar dúvidas em relação ao seu emprego e essas dúvidas estão diretamente relacionadas com algumas conjugações dos verbos no modo indicativo.
Os modos do verbo variam conforme a posição do falante em relação à ação verbal. Na língua portuguesa estão elencados os seguintes modos verbais: Indicativo, Subjuntivo, Condicional, Optativo e Imperativo. O modo subjuntivo costuma provocar dúvidas porque é confundido facilmente com algumas conjugações do modo indicativo. Vamos, então, denotar suas particularidades para que as dúvidas sejam esclarecidas.
O modo subjuntivo é empregado em orações subordinadas quando essas expressam sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza. Observe os exemplos:
Talvez eu vá à escola amanhã.
Se eles partirem no primeiro voo da manhã, talvez consigam chegar ao destino ainda hoje.
Se eu contasse minha história, ninguém acreditaria.
Você observou que, quando os verbos estão empregados no modo subjuntivo, transmitem uma ideia de possibilidade, nunca de certeza? Outra característica desse modo verbal pode ser percebida: sua extrema dependência com outro verbo justamente por estar expresso em orações subordinadas que conferem sentido à ação verbal.
Existem, no modo subjuntivo, os seguintes tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito e futuro, destacando-se entre eles presente, pretérito imperfeito e futuro, já que estes apresentam algumas formas fixas de construção. Observe os exemplos baseados na conjugação do verbo ir:
Presente – indica uma possibilidade:
que eu vá
que tu vás
que ele/ela vá
que nós vamos
que vós vades
que eles/elas vão
Pretérito imperfeito – indica a possibilidade da ocorrência de um fato ou não:
Se eu fosse
se tu fosses
se ele/ela fosse
se nós fôssemos
se vós fôsseis
se eles/elas fossem
Futuro – indica a possibilidade de um fato vir a acontecer:
quando eu for
quando tu fores
quando ele/ela for
quando nós formos
quando vós fordes
quando nós formos
Portanto, sempre que houver um verbo indicando dúvida ou possibilidade, haverá uma incidência do modo subjuntivo, que se difere em muito do modo indicativo, já que este é um modo verbal que expressa um fato ou uma certeza.