4- Observe o gráfico abaixo e responda às perguntas:
a) Qual é a relação da temperatura de um corpo com a intensidade máxima de radiação emitida?
b) Em qual temperatura os corpos emitem mais radiação na região da luz visível? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
É a radiação emitida por um corpo devido à sua temperatura. Todo corpo emite esse tipo de radiação para o meio que o cerca, e dele a absorve. Quando o equilíbrio térmico é atingido, as taxas de emissão e de absorção de energia são iguais.
A matéria em um estado condensado (sólido ou líquido) emite um espectro contínuo de radiação o qual praticamente independe do material do qual o corpo é composto, mas depende bastante da temperatura. A temperaturas usuais, a maioria dos corpos é visível pela luz que reflete. A temperaturas muito altas, os corpos têm luminosidade própria, ou seja, os corpos são muito quentes e bem mais de 90% da radiação emitida é invisível para nós, estando na região do infravermelho do espectro eletromagnético.
Considerando, por exemplo, o aquecimento de um atiçador de ferro no fogo, verificamos que quando este está a uma temperatura relativamente baixa, ele irradia calor, mas esta radiação não é visível. Com o aumento da temperatura a quantidade de radiação aumenta muito rapidamente, e notamos efeitos visíveis. O atiçador adquira uma cor vermelha apagada, depois uma cor vermelha brilhante, e, a temperaturas muito altas, uma cor branco-azulada intensa. Isto é, com o aumento da temperatura, o corpo emite mais radiação térmica e a freqüência na qual a radiação é mais intensa, aumenta.
De maneira mais geral, a forma detalhada do espectro da radiação térmica emitida por um corpo quente depende de algum modo da composição desse corpo. No entanto, a experiência nos mostra que há um tipo de corpo quente que emite espectros térmicos de caráter universal. Esses corpos são chamados corpos
Explicação:
bus estudos