Tema: Teoria da Deriva Continental e das placas tectônicas Pesquisar sobre as teorias da Deriva Continental e das placas tectônicas. As duas teorias que explicam a separação do planeta Terra em continentes, para isso pesquise nos sites indicados abaixo: Escola Brasil Info escola Mundo Educação Sua pesquisa Só Geografia
Respostas
Resposta:
As duas teorias que explicam a separação do planeta Terra em continentes.
A Teoria da Deriva Continental, criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa. É uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta. Essas observações foram realizadas antes mesmo do conhecimento a respeito das placas tectônicas, o que serviu como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes terrestres, mas de toda a crosta.
Teoria das placas tectônicas, parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. O que move as placas é a convecção do manto terrestre que através da mudança de temperatura faz um movimento cíclico empurrando a placa. As placas se constroem, mas, também são destruídas, causando assim a movimentação de blocos terrestres.