Imagine um barco navegando num rio inclinado com velocidade media constante v0. A correnteza tem velocidade média de 2m/s (metros por segundo). O barco cobre uma distância rio abaixo em 30 minutos, e a mesma distância subindo o rio em 50 minutos. Responda os itens a seguir, lembrando que a velocidade resultante (considerando a dele próprio, e também a do rio) do barco depende da velocidade da correnteza, tanto na descida quanto na subida. a) Determine a velocidade v0 do barco. b) Segundo as leis da Física, a posição final do barco em cada instante do movimento é dada por: s(t) = v0 · t + s0, onde t é o instante de tempo, v0 é a velocidade, e s0 é a posição inicial do objeto (no caso, o barco). Note que, trocando as letras na equação acima, temos apenas a equação de uma reta: s(t) = y, v0 = m, t = x e s0 = b, donde obtemos: y = m · x + b. Ou seja, v0 é o coeficiente angular de uma reta! Sabendo disso, determine a equação da reta passando pelo ponto A = (−1, 1), do mesmo rio, usando a velocidade do barco do enunciado. Supondo que o barco vai percorrer o segmento de reta descrito por você, pergunta-se: o barco vai passar pelos pontos C = (0, 9) e D = (3, −5)?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
.
Solução:
Imaginando o caminhão parado, o carro andaria 4 m (seu tamanho) para alinhar a traseira do carro com a traseira do caminhão.
Então andaria mais 30 m (tamanho do caminhão) para alinhar a traseira do carro com a frente do caminhão.
Isso daria uma distância igual a 34 m. Porém o caminhão não está parado, então devemos acrescentar x m de distância que o caminhão andou, logo temos . Podemos encontrar
x: v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow 30 = \frac{34 + x}{8,5} \longrightarrow x = 221\, m
Portanto a velocidade do caminhão é
Resposta: letra D.
Explicação:
.
Da próxima vez que você mandar uma pergunta, você ajeita bem porque não deu para entender quase nada.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás