A Guerra dos Farrapos (1835-1845), também conhecida como Revolução Farroupilha, foi a mais longa revolta de todo o período Regencial e Imperial brasileiro. Sobre este movimento revolucionário NÃO é correto afirmar que:
a) foi iniciativa das populações mais pobres, os farrapos, que desejavam acabar com as injustiças sociais e a miséria em que se encontrava a maioria da população gaúcha.
b) expressou o descontentamento dos pecuaristas gaúchos com as medidas do governo central, que impunham pesada carga tributária à economia rio-grandense.
c) há controvérsias entre os historiadores sobre se os farrapos desejavam ou não separar-se do Brasil, formando um novo país com o Uruguai e as Províncias do Prata.
d) um ponto comum entre os rebeldes era o de fazer do Rio Grande do Sul, pelo menos, uma província autônoma, com rendas próprias, livre de centralização do poder imposta pelo Rio de Janeiro
Respostas
Sobre a Guerra dos Farrapos não é possível afirmar que a) foi iniciativa das populações mais pobres, os farrapos, que desejavam acabar com as injustiças sociais e a miséria em que se encontrava a maioria da população gaúcha.
A Guerra dos Farrapos (1835-1845) é um dos conflitos que ocorreram no Brasil durante o Período Regencial chamado de revoltas provinciais. Aconteceu na região sul no Rio Grande do Sul. O farrapo se refere aos trajes que os exércitos rebeldes utilizavam.
Teve como iniciativa as elites econômicas que apresentavam insatisfações contra o governo. Teve motivação o descontentamento que os pecuaristas diante do governo central da época pelas cargas tributárias.
Uma de suas reivindicações era a autonomia do estado diante da centralização que existia pelo Rio de Janeiro.
Leia mais sobre a guerra dos farrapos em https://brainly.com.br/tarefa/1305220
Espero ter ajudado.