Criada no período da Reforma Católica do século XVI, a Companhia de Jesus teve papel preponderante na expansão da religião católica, tanto no campo europeu, quanto nas missões do norte da África, da Ásia e da América. No Brasil, a chegada dos jesuítas (1549) inaugurou um novo período de conquista espiritual, em virtude, entre outros aspectos, da atuação de seus padres junto aos indígenas e aos colonos. a) CARACTERIZE a atuação da Companhia de Jesus. b) EXPLIQUE duas outras ações da Igreja Católica em seus reforços para conter a Reforma Protestante do século XVI.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
a) Fundada pelo Padre Inácio de Loyola, um ex-militar, a Companhia de Jesus tinha como objetivo a ampliação da fé católica e o combate à expansão das religiões protestantes. Na América, os jesuítas tiveram como principal ação a catequização dos povos nativos, por exemplo, nas missões jesuíticas.
b) A Igreja Católica para conter a Reforma Protestante criou o index librorum prohibitorum (instrumento que advertia os católicos dos livros que não deveriam ser lidos, pois possuíam mensagens adversar à Igreja. O Tribunal do Santo Ofício, que havia entrado em decadência, ressurge com a função de combater as heresias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
7. Para melhor compreensão deste período, pesquise e elabore um mapa mental sobre a República populista, destacando, cada um dos governos considerados populista, e os principais aspectos de cada um desses governos.