Por que a ida é sempre mais demorada que a volta? Essa sensação acontece com todo mundo que viaja – desde que tenham sido feitos trajetos idênticos, na mesma velocidade, em sentidos opostos. Isso porque o nosso cronômetro interno não funciona com perfeita regularidade e muitas vezes engana a noção de tempo. As estruturas neurais que controlam a percepção temporal estão localizadas na mesma área do cérebro que comanda a nossa concentração. Isso significa que, se a maior parte dessa área estiver voltada a prestar atenção no caminho, nas placas e na paisagem, não conseguimos nos concentrar no controle de tempo. E aí não saberemos quanto tempo, de fato, a viagem levou. Na ida, a descoberta de novos lugares influi na percepção de distância, e achamos que estamos demorando mais. Nossa preocupação é: “Quando vamos chegar?” Na volta, com o caminho já conhecido, a concentração se dispersa e a percepção de tempo é alterada para menos, dando a impressão que o trajeto passou mais depressa. Rafael Tonon Fonte: Revista Superinteressante - Edição 241 - Julho de 2007, pág. 50. 04. O texto acima permite concluir que a sensação de que a ida é sempre mais demorada que a volta, se deve: *
10 pontos
a) À distância existente entre o ponto de saída e o ponto de chegada.
b) Ao tempo gasto no trajeto.
c) À concentração que não se situa na mesma área cerebral da percepção de tempo.
d) Ao funcionamento irregular do “cronômetro interno” dos seres humanos.
Respostas
Acho que é a alternativa (B)
Porque pode ser que vc tenha demorado para chegar no ponto X, mas tempo na ida, e ter ido mais rápido na volta!
Após realizar a interpretação do texto, é possível afirmar que a sensação de diferenciação no tempo de percurso, ida e volta, ocorre por conta da desregularização do nosso "cronômetro interno". Sendo assim, a alternativa que está correta é a alternativa D.
As demais alternativas estão erradas, pois:
( A ) A distância entre os dois pontos, ida e volta, segundo o texto, é a mesma, não influenciando na sensação de demora.
( B ) O tempo gasto de fato no trajeto é o mesmo nos dois sentidos, também não influenciando nessa sensação.
( C ) A concentração e a percepção temporal se situam na mesma parte do cérebro.
Interpretação de Texto
Através da interpretação de texto, o leitor é capaz de compreender a mensagem que está sendo transmitida pelo autor ao longo do texto lido, o que auxilia a identificar a ideia central e secundárias que ele possui.
Para realizar uma boa interpretação de texto, o leitor pode:
- Ler em um local calmo, com foco e concentração;
- Realizar a leitura mais de uma vez sem pressa;
- Anotar passagens importantes e palavras-chaves;
- Buscar em dicionários o significado de palavras e expressões que desconhece.
Conheça mais sobre Interpretação de Texto aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ2