Respostas
Resposta:
Saturadas: são aquelas que em excesso aumentam o risco de dislipidemia, promovendo o aumento dos níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim). Porém, não é recomendado retirá-las completamente da alimentação, mas sim consumir com moderação. Suas principais fontes são: manteiga, banha, toucinho, carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais.
Monoinsaturadas: ajudam a controlar os níveis de colesterol. Suas principais fontes são: azeite de oliva, óleos vegetais (girassol, canola), abacate e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).
Poli-insaturadas: representadas pelo ômega-3 e pelo ômega-6. Quando consumidas em substituição às gorduras saturadas, ajudam a diminuir os níveis de LDL, sendo essenciais para o organismo. Suas principais fontes são: nozes, sementes de linhaça, soja, óleos vegetais e óleos de peixes (salmão, sardinha, pescada).
Trans: elevam os teores de LDL e são capazes de reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Esse tipo de gordura é obtido principalmente por hidrogenação de óleos vegetais e, frequentemente, utilizado em produtos como bolos, tortas e biscoitos.
Triglicérides: gorduras presentes no sangue. O excesso no consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (massas, pães, arroz, doces) pode levar a uma maior concentração de triglicérides no sangue e ter como consequência o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Existem três tipos de gorduras nos alimentos: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Consumir gorduras em excesso, principalmente saturadas, é pouco saudável, sendo que a maioria das gorduras consumidas diariamente deve ser monoinsaturada e poliinsaturada.
espero ter ajudado,bons estudos;)se vc gostou da minha resposta,me siga pfvr:)