Respostas
Volumetria de retorno é uma técnica de titulação que permite determinar a concentração de uma amostra conhecida de modo indireto. O princípio é fazer o analito, que deve der um reagente mais complexo, ser totalmente consumido por um reagente mais simples e em excesso. Num segundo momento, determina-se o excesso do regente mais simples com uma titulação básica. A quantidade de analito é calculada através de cálculos estequiométricos.
O melhor exemplo é a determinação do teor de carbonato de cálcio em amostra de calcário.
Neste exemplo, visa-se realizar cálculos para conhecer o percentual de carbonato de cálcio existente no calcário. Para se considerar um calcário de boa qualidade, deve-se ter, em média, 70 a80% de CaCO3.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1. Obter exatamente 0,5g de calcário.
2. Transferir esta massa para um balão redondo de 500 ml de capacidade com 25 ml de solução de HCl 1 mol/L, medidos com uma bureta.
+ → + +
3. Agitar o balão para que a suspensão se misture perfeitamente. Aquecer sobre tela de amianto até quase ebulição.
4. Colocar o balão em banho-maria durante 10 minutos.
5. Colocar o balão sobre a tela de amianto e deixar esfriar até temperatura ambiente e adicionar 100 ml de água desionizada.
6. Ferver a solução diretamente sobre a chama, com a tela de amianto, durante 1 minuto.
7. Deixar esfriar a temperatura ambiente.
8. Adicionar 2 ou 3 gotas de solução alcoólica indicadora de fenolftaleína.
9. Da bureta, deixar cair, gota a gota, a solução de NaOH 1 mol/L, até que a solução adquira a coloração levemente rosada.
10. Fazer o cálculo da massa de contida na amostra original através de volumetria por retorno.
+ → +
11. Considerar que a diferença entre a massa titulada de ácido clorídrico e a adicionada reagiu quimicamente com o carbonato de cálcio, de acordo com a primeira equação.