O espaço de trabalho é um espaço social. As pessoas interagem umas com as outras ao trocarem informações, ao cooperarem, ao competirem, ao se olharem ou se tocarem e, assim por diante. O gestor de segurança do trabalho poderá contribuir com essas interações a partir do momento que conseguir desenvolver nas pessoas as habilidades sociais. Entende-se por habilidades sociais o conjunto de capacidades aprendidas que permitem que um indivíduo interaja competente e adequadamente em um determinado contexto social. CORREIA, Maria Joana Casagrande Soares. Introdução à Psicologia. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando o contexto apresentado e o que estudamos sobre as habilidades sociais, avalie as afirmativas abaixo.
Respostas
Resposta:
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Alternativas I e II estão corretas.
Explicação:
I. Habilidades sociais de comunicação englobam fazer e receber perguntas, gratificar e elogiar, pedir e dar feedback nas relações sociais, iniciar, manter e encerrar a conversação. CORRETA - Habilidades sociais de comunicação: a comunicação é um dos componentes principais do ser humano, sendo responsável pela formação de redes sociais, manutenção e alteração de cultura e também da realidade social. Essas habilidades podem ser classificadas, por uma questão didática, em verbais e não verbais. Dentre as principais habilidades de comunicação, temos:
a. Fazer e receber perguntas.
b. Gratificar e elogiar.
c. Pedir e dar feedback nas relações sociais.
d. Iniciar, manter e encerrar a conversação.
Página 91 e 92 livro introdução a Psicologia - UNICESUMAR.
II. Habilidades sociais de civilidade expressam cortesia e incluem as habilidades de apresentar-se, cumprimentar, despedir-se e agradecer, utilizando formas delicadas de conversação (por favor, obrigado(a), desculpe). CORRETA - Habilidades sociais de civilidade: em cada cultura, um conjunto de normas sociais estabelece o que usualmente se denomina “bons modos”. Aqueles que desconsideram tais modos costumam ser excluídos pelas pessoas e grupos que adotam essas normativas. Nesse sentido, essa classe de habilidades sociais, ou seja, as habilidades sociais de civilidade dizem respeito aos comportamentos relativamente padronizados, próprios de encontros sociais breves e ocasionais, em que as transações entre as pessoas ocorrem com pouca ou quase nenhuma mobilização de emoções. Esses são os desempenhos que, associados a algumas habilidades de comunicação, expressam cortesia e incluem as habilidades de apresentar- se, cumprimentar, despedir-se e agradecer, utilizando formas delicadas de conversação (por favor, obrigado(a), desculpe). Há uma certa padronização nesses comportamentos, entretanto, se a formalidade é excessiva pode gerar a impressão de ausência de autenticidade ou rigidez social.
Página 92 livro introdução a Psicologia - UNICESUMAR.
III. Habilidades sociais assertivas de enfrentamento são um conjunto de habilidades bem simples, dizer sim ou não a determinadas situações, se posicionar frente a um desafio, não demonstrar fraqueza ou indecisões no momento de solucionar um problema e deixar as críticas de lado. INCORRETA - Habilidades sociais assertivas de enfrentamento – direitos e cidadania: trata-se de um conjunto de habilidades bastante elaborados, cujos componentes, usualmente, precisam ser inicialmente garantidos em suas unidades de comportamento, como volume e entonação de voz, contato visual, expressão facial, para, depois, serem integrados em desempenhos mais complexos. As habilidades sociais, nas situações que demandam enfrentamento, pedem um entendimento preciso das noções de direitos e de cidadania, um repertório de componentes comportamentais e uma discriminação acurada da ocasião, em que sua expressão pode levar aos resultados esperados, controlando e minimizando as possíveis consequências negativas.
Dentre essas habilidades, temos:
a. Manifestar opinião, concordar, discordar.
b. Fazer, aceitar e recusar pedidos.
c. Desculpar-se e admitir falhas.
d. Estabelecer relacionamento afetivo.
e. Encerrar relacionamento.
f. Expressar raiva e pedir mudança de comportamento.
g. Interagir com autoridades.
h. Lidar com críticas.
Página 92 e 93 livro introdução a Psicologia - UNICESUMAR.
IV. Habilidades sociais empáticas implicam em ser sempre simpático com o colega de trabalho, saber aconselhar, acolher as angústias e consolar. INCORRETA - Habilidades sociais empáticas: as habilidades empáticas são reações a demandas que se caracterizam por uma necessidade afetiva do outro. Essas solicitações ocorrem quando o interlocutor experiencia sentimentos negativos ou positivos e tem, como expectativa, o compartilhamento mútuo das pessoas que lhes são significativas. “A empatia pode ser definida como a capacidade de compreender e sentir o que alguém pensa e sente em uma situação de demanda afetiva, comunicando- lhe adequadamente tal compreensão e sentimento” (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2006, p. 86). Diferente da empatia e, constantemente, confundida com ela, a reação pró-empática é uma resposta com caráter de prescrição ou aconselhamento que, embora possam consolar, aliviar, geram, na maioria das vezes, atitudes conformistas.
Página 93 do livro introdução a Psicologia - UNICESUMAR.