Marque a alternativa que contém uma falácia. a) Se eu tirar férias, então vou viajar. Tirei férias. Portanto, viajei. b) Se um homem é rico, então é feliz. Se um homem tem muitos amigos, então é rico. Consequentemente, se um homem é rico, então tem muitos amigos. c) Caso ou compro uma bicicleta. Não casei. Logo, comprei uma bicicleta. d) Se chover, não vou à aula. Fui à aula. Podemos concluir que não choveu. e) Se estudar, então serei aprovado. Se for aprovado, então ficarei feliz. Portanto, se estudar, ficarei feliz.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação passo-a-passo:
A premissa é "se um homem tem muitos amigos, então é rico", ou seja, ser rico é o efeito e ter muitos amigos é causa. Logo, não há razão para considerarmos o contrário, que humem rico é um homem de muitos amigos (o efeito não leva à causa).
Resposta:
B) Se um homem é rico, então é feliz. Se um homem tem muitos amigos, então é rico. Consequentemente, se um homem é rico, então tem muitos amigos.
Explicação passo a passo:
Primeiramente vamos simbolizar: p: um homem é rico q: um homem é feliz r: um homem tem muitos amigos Assim: p → q, r → p |— p → r Vamos construir uma tabela-verdade. Temos que verificar se a conjunção das premissas implica a conclusão, ou seja, se [(p → q) ∧ (r → p)] → (p → r) é tautologia.
p q r p → q r → p p → r [(p → q) → (r ∧ p )] [(p → q) → (r ∧ p )] → (p → r)
V V V V V V V V
V V F V V F V F
V F V F V V F V
V F F F V F F V
F V V V F V F V
F V F V V V V V
F F V V F V F V
F F F V V V V V
Como a condicional da última coluna deu contingência, o argumento é uma falácia.