A chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou, simplesmente, URSS, formada em 1921 sob o comando de Vladimir Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, chegou ao seu fim no ano de 1991. A URSS era uma agremiação de nações do Leste Europeu que estiveram sob o domínio do Partido Comunista Russo por cerca de 70 anos. Juntas, essas nações representavam o centro do comunismo internacional, de onde se irradiaram por muito tempo vários focos comunistas para outras regiões do mundo, quer por meio de partidos políticos, quer por meio de facções terroristas revolucionárias. O colapso do referido sistema, ocorreu na virada de 1980 para 1990, e podemos indicar como principais motivos que ocasionaram a queda da ex-União Soviética e a ascensão da Nova Ordem Econômica Mundial Multipolar, os seguintes fatos: (A)Plena capacidade de acompanhar os avanços sofridos pelo Ocidente, em se tratando de tecnologia, mas também de qualidade para a população em geral. Além disso, também podemos citar reformas, que foram conduzidas de forma a buscar um elevado nível de eficiência, levando ao consequente aumento da qualidade de vida da população soviética. (B)Elevados índices de ociosidade dos sistemas produtivos da Europa Ocidental, tonando países tradicionais, do ponto de vista industrial, como a França, a Itália, o Reino Unido e a Alemanha, em agentes secundários/coadjuvantes na esfera de poder estratégico no cenário europeu. Outro importante motivo, foi o rápido aumento da qualidade de vida da população soviética, contrastando com os elevados índices de pobreza, da Europa capitalista. (C)Em um cenário de competitividade crescente, a URSS não foi capaz de acompanhar os avanços sofridos pelo Ocidente, em se tratando de tecnologia, mas, também levando-se em consideração, as reformas, que de fato, não conseguiram implantar os objetivos propostos e levaram à redução da qualidade de vida do povo soviético. (D)Predomínio de políticas liberais, típicas do capitalismo ocidental, nos centros de poder controlados pelo regime central soviético, causando um enorme equilíbrio naquele sistema politico-administrativo. Além disso, podemos citar as inúmeras e eficientes reformas que , uma vez implantadas, mostraram que o caminho correto, havia em fim, sido alcançado. Genteeee, me ajuda por favor!!
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
outras regiões do mundo, quer por meio de partidos políticos, quer por meio de facções terroristas revolucionárias. O colapso
respondido por:
1
Resposta:
Letra C
Explicação:
Apenas a letra C retrata as dificuldades enfrentadas pelo sistema da URSS, enquanto as outras demonstram características de sucesso da economia capitalista em outras nações.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás