. A festa realizada no Amapá, originária de uma colônia portuguesa na África, e cujo enredo se baseia na história de um soldado que teria surgido numa difícil batalha, para conduzir os cristãos à vitória, se denomina
A) Círio de Nazaré.
B) Festa de São Jorge, o santo guerreiro.
C) Festa do Divino.
D) Festa de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis.
E) Festa de São Tiago.
Respostas
Resposta:
E) Festa de São Tiago.
Explicação:
No século XVIII, numa colônia portuguesa no norte da África conhecida como MazagãoAfricana (hoje, a cidade marroquina de El-Jadida), portugueses cristãos e muçulmanos mouros frequentemente se enfrentavam em uma disputa por causa das suas diferenças religiosas e pelas terras.
Por volta de 1770, o secretário de Estado do reino português, Marquês de Pombal, ordenou que as famílias portuguesas que tinham sobrevivido aos seguidos confrontos fossem transferidos para outra colônia lusa. Cerca de 130 famílias foram levadas para a Capitania do Grão-Pará (hoje, estado do Amapá), onde fundaram a Vila de Nova Mazagão, demarcando a posse portuguesa na região então desabitada.
Em 1777, começou-se a celebrar uma festa em reverência a São Tiago e a reviver as batalhas entre cristãos e mouros. A festa continua até hoje e ocorre na segunda quinzena de julho, e a dramatização dos acontecimentos na África, que é feita por membros da comunidade, ocorre nos dias 24 e 25.