Respostas
Resposta:
A censura reprimia qualquer reportagem, ou programa que desagradasse os interesses dos militares. Também havia uma censura econômica, já que o governo era o maior cliente publicitário e ameaçava cortar verbas caso houvesse a publicação de uma matéria indesejada. Carente de investimento, a TV cedeu às pressões do governo e se autobeneficiou.
Com exceção da TV Cultura, todas as outras emissoras ajudaram o regime. No entanto, a Rede Globo teve maior destaque, principalmente o Jornal Nacional, que ganhou o apelido de ‘porta-voz da ditadura’.
Diante disso, a importância deste artigo é baseada na formação de opiniões na sociedade sobre o período de autoritarismo do regime militar, cujo a televisão desempenhou um papel fundamental na veiculação de informações, na maioria das vezes, favoráveis ao regime. Propõe, a partir da investigação bibliográfica do contexto histórico-político-social da época em questão, o esclarecimento da contradição existente a partir de 1964, focalizando a projeção que a ditadura fez sobre a TV, como reconhecimento da capacidade de difundir a cultura de massa e a ideologia desejada.
Espero ter ajudado