Respostas
Resposta:
As principais conseqüências das bandeiras foram a exploração e consolidação do território nacional, sobretudo frente aos espanhóis, o fornecimento de mão-de-obra através da captura de índios e destruição de seus assentamentos, o que cumpria também a função de permitir mais facilmente o estabelecimento e a expansão das vilas portuguesas no interior do território; e o fortalecimento da economia e da ordem estabelecida através da destruição dos quilombos.
Resposta:
As principais consequências das formações das Bandeiras brasileiras foram:
- Aumento do território do Brasil. Ao penetrar pelo interior, os bandeirantes expandiram as fronteiras brasileiras além do Tratado de Tordesilhas.
- Escravização de indígenas, atividade que teve reação dos jesuítas e posterior proibição da atividade.
- Conflitos entre jesuítas e bandeirantes, quando estes entravam nas reduções para aprisionar indígenas.
- Surgimento de pequenas vilas e povoados no interior do Brasil. Estes deram origem, posteriormente, a várias cidades. Portanto, as atividades dos bandeirantes colaboraram com o povoamento do interior do território brasileiro.
- A descoberta de minas de pedras preciosas (principalmente o diamante) e metais preciosos (principalmente o ouro) deu início a uma nova fase econômica do Brasil, o Ciclo do Ouro, que se desenvolveu, principalmente, no século XVIII.
- Aumento do conhecimento da fauna e da flora do Brasil, localizadas no interior