• Matéria: Biologia
  • Autor: gamesduda009peagm7
  • Perguntado 6 anos atrás

Quando começou suas experiências de hibridação, Mendel já tinha formulado uma hipótese teórica que iria procurar confirmar. Durante dois anos fez um trabalho prévio de seleção dos caracteres que propunha estudar. Por outro lado, a escolha criteriosa de sete caracteres da ervilheira, fáceis de identificar e que se transmitiam separadamente de acordo com a regra do “tudo ou nada”, foi a primeira condição para o êxito de suas pesquisas. Além disso, teve a intuição de recorrer a símbolos com os quais pôde articular a teoria com a experimentação. Ele tinha percebido que uma coisa é o que se vê, o caráter, outra as partículas ou unidades ocultas, os fatores que se exprimem por sinais exteriores.
ALMEIDA, Argus Vasconcelos de. Fundamentos histórico-epistemológicos dos paradigmas centrais da Biologia. Recife: Editora da UFRPE, 2012, p. 232.
Para atender suas expectativas da pesquisa, Gregor Mendel utilizou a planta da ervilha, para observar a herança biológica entre as gerações. A peculiaridade dessa planta, contemplada no texto como regra do “tudo ou nada” se refere

(A)

ao único cruzamento realizado por cada planta, ao longo do ciclo reprodutivo de sua vida.

(B)

ao ciclo de vida longo, que produzia gerações férteis e estéreis alternadamente.

(C)

ao caráter dicotômico das características, como planta alta ou anã, semente verde ou amarela, caule curto ou longo.

(D)

ao caráter monotípico das sementes, que a cada geração apresentavam uma única cor.

(E)

à possibilidade de um único tipo de órgão reprodutor, masculino ou feminino, por indivíduo.

Limpar 

Respostas

respondido por: JoséSalatiel
3

 ➢  A peculiaridade dessa planta, contemplada no texto como regra do “tudo ou nada” se refere (c)  ao caráter dicotômico das características, como planta alta ou anã, semente verde ou amarela, caule curto ou longo.

 ➢  Para Mendel ter sucesso em seus experimentos, vários fatores influenciaram para a escolha da ervilha-de- cheiro, como:

  • Fácil cultivo - Mendel vinha de uma família agrícola e foi para o monsteiro para avançar seus estudos, já conhecia tal espécie e sabia que era fácil de se lidar com ela, principalmente em grande escala.
  • Ciclo de vida curto - durante um ano, elas produzem várias safras, o que possibilitou vários estudos, característica a característica, ao comparar os fatores.
  • Características de fácil identificação - ervilhas verdes ou amarelas, flores brancas ou rosadas, não tinha um meio termo, ou um ou outro.
  • Flores fechadas - elas se autopolinizavam e não havia troca de polén, eram puras, como disse Mendel.
  • Facilidade para polinização artificial - cortar a flor e passar o pincel para troca de pólen e assim, ter feito o cruzamento.

 ➢  Mas uma característica foi uma das mais importantes para o sucesso nas suas pesquisas, as sete características dicotômicas identificadas foram muito importantes para o desenvolvimento da Primeira e da Segunda Lei de Mendel.

 ➢  Neste trecho, deixa isso evidente:

"A escolha criteriosa de sete caracteres da ervilheira, fáceis de identificar e que se transmitiam separadamente de acordo com a regra do “tudo ou nada”, foi a primeira condição para o êxito de suas pesquisas."

 ➢  Portanto, a alternativa correta é a letra (c).

 ➢  Saiba mais sobre as Leis de Mendel em:

https://brainly.com.br/tarefa/17986876

https://brainly.com.br/tarefa/7204988

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Anexos:
Perguntas similares