• Matéria: História
  • Autor: NathJCN
  • Perguntado 6 anos atrás

3. Ao contrário de Atenas que apreciava a filosofia e a democracia. Esparta apreciava a batalha, a classe mais prestigiada era a dos guerreiros. Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos era “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”. Diante desses valores como era a educação das crianças em Esparta?


NathJCN: aAJUDA

Respostas

respondido por: jpfm4783
3

Resposta:

Já ao nascer, a criança era minuciosamente observada por um grupo de anciãos. Caso ela não apresentasse uma boa saúde ou tivesse algum problema físico, era invariavelmente lançada do cume do monte Taigeto. Se fosse considerada saudável, ela poderia ficar com a sua mãe até os sete anos de idade.Entre os sete e os doze anos a criança recebia os conhecimentos fundamentais para que conhecesse a organização e as tradições de seu povo. Depois disso, era dado início a um rigoroso treinamento militar onde seria colocado em uma série de provações e testes que deveriam aprimorar as habilidades do jovem. Nessa fase, o aprendiz era solto em um campo onde deveria obter o seu próprio sustento por meio da coleta, da caça de animais ou, em alguns casos, por meio do furto.

Nessa mesma época, os aprendizes eram colocados para realizarem longas marchas e lutarem uns com os outros. Dessa maneira, aprendiam a combater eficazmente. Além disso, havia uma grande preocupação em expor esse soldado a situações provadoras que atestassem a sua resistência a condições adversas e obediência aos seus superiores. Cada vez que não cumprisse uma determinada missão, esse soldado em treinamento era submetido a terríveis punições físicas.

Quando chegavam aos dezessete anos de idade, o soldado espartano era submetido a um importante “teste final”: a kriptia. Funcionando como uma espécie de jogo de esconde-esconde, os soldados participantes se escondiam de dia em um campo para, ao anoitecer, saírem à caça do maior número de hilotas (escravos pertencentes à polis) possíveis. Quem sobrevivesse a esse processo de seleção já estaria formado para integrar as fileiras do exército e teria direito a um lote de terras.

Com relação às mulheres, devemos salientar que essa mesma tutela exercida pelo Estado também era dirigida a elas. De acordo com a cultura espartana, somente uma mulher fisicamente preparada teria condições de gerar filhos que pudessem lutar bravamente pela defesa de sua cidade-Estado

respondido por: guiilhermsouzas
5

A educação de jovens na sociedade Espartana, diferente das demais era extremamente voltada para as guerras, sobrevivência e campo de batalha. As crianças eram avaliadas logo ao nascer, para garantir que estas seriam úteis à sociedade. Caso sofressem de alguma anomalia, por exemplo, eram mortas.

Elas passavam por ensinamentos de lutas, modos e diferentes maneiras de realizar o combate.


NathJCN: vc responde outra pergunta minha
NathJCN: PUfv
NathJCN: oi
NathJCN: eu vi que vc n conseguio responder aquela pergunta mais vc pode responder a outra que eu postei
NathJCN: vc consegue responder essa?
NathJCN: 5.Guerras Medicas foram conflitos entre persas e gregos que se originaram da expansão do domínio persa sobre as colônias gregas da Ásia Menor. Comente a importância da Liga de Delos nas Guerras Medicas.
NathJCN: vc responde no comentario ouu vc responde laa nas minha perguntas?
NathJCN: se vc responder eu agradeço ;)
Perguntas similares