Sócrates: E das coisas múltiplas afirmamos que são vistas, mas não pensadas, enquanto as ideias são pensadas, mas não vistas. Gláucon: É bem isso. Sócrates:E através de que órgão vemos o que vemos? Gláucon: Através da visão, disse. [...] Sócrates: Ainda que haja visão nos olhos e haja quem possa fazer uso dela, ainda que haja cores nos objetos, se não estiver presente um terceiro elemento que seja naturalmente apropriado para isso, sabes que a visão não verá e as cores se manterão invisíveis. [...] Sócrates: Então, entre os deuses no céu, qual deles indicas como o que tem poder para fazer isso? De quem é a luz que faz com que vejamos com a maior nitidez possível e sejam vistas as coisas visíveis? Gláucon: Do mesmo deus que tu e os outros indicaríeis... disse. O Sol! É evidente que essa é a resposta a tua pergunta". (PLATÃO, A República, 507b - 509c) Platão, na figura da personagem Sócrates, constrói uma alegoria a partir do Sol. Nessa primeira parte do texto da alegoria, Sócrates relaciona coisas vistas e coisas pensadas. Sobre essa relação, é correto afirmar que: Escolha uma:
a. As coisas vistas - as vezes referidas também como coisas sensíveis ou materiais - são aquelas que podem ser percebidas pelos sentidos. Em oposição a essas coisas estão as coisas inteligíveis ou pensadas que, diferentemente, não podem ser percebidas pelos cinco sentidos. Uma das tarefas da dialética platônica é a justificar e a de permitir com que se tenha acesso aos inteligíveis e, de maneira especial, ao Bem.
b. Ainda que haja uma diferença entre as coisas vistas e as coisas pensadas, Platão tem outras preocupações em mente. A Alegoria do Sol não serve para estabelecer essa distinção. c. As coisas vistas - as vezes referidas também como coisas sensíveis ou materiais - são aquelas que nós conhecemos desde o nascimento e são, portanto, inatas. Em oposição a essas coisas estão as coisas inteligíveis ou pensadas que, diferentemente, são adquiridas pela convivência que temos com as pessoas mais velhas.
d. As coisas vistas - as vezes referidas também como coisas sensíveis ou materiais - são aquelas que podem ser percebidas pela inteligência. Em oposição a essas coisas estão as coisas inteligíveis ou pensadas que, diferentemente, podem ser percebidas, muito eficientemente, pelos cinco sentidos.
e. Na visão platônica, as coisas vistas e as coisas pensadas fazem parte de um mesmo reino de objetos que não possuem grandes diferenças entre si. Por essa razão, Platão não vê relevância em tratar desse assunto em suas obras.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:e
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
resposta e
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás