Respostas
O voleibol é um esporte disputado por dois times que têm como objetivo lançar uma bola por cima de uma rede e fazer com que ela atinja o chão da quadra adversária, marcando, assim, um ponto. ... Cada time é formado por seis jogadores e ocupa um dos lados da quadra.
Resposta:
O volei é o esporte que mais se popularizou no Brasil na última década, apesar da ausência de investimentos públicos em areas para práticas esportivas, nossas crianças e jovens reiventam maneiras para se divertirem em comunidades periféricas.
Na comunidade dos Marques, localizada na periferia da cidade de Viçosa-MG por exemplo as crianças e jovens continuam se apropriando da rua, fazendo da rua Antônio Marques Pimenta mais do que um local de passagem, mas também de novas sociabilidades. A estrada que até os dias atuais não possue iluminação pública, nem cascalhamento descente (ou calçamento), torna-se o local da diversão e lazer da garotada, piques, jogos e bate-papo nos passeios das casas,ainda são bastante comuns, embora com a chegada das tecnologias, as ruas começam a perder prestigio para os espaços privados, enquanto as brincadeiras que estimulam a solidariedade, o espirito de grupo, vão cedendo espaço para os jogos individuais, mediados pelas novas tecnologias.
O doutor em educação física e pós-doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Luiz Rigolin, em matéria publicada no site da Revista Galileu, intitulada A maioria dos atletas vem das periferias, diz que a maior parte dos atletas brasileiros de alto rendimento são oriundos de classes baixas.
"Em um acompanhamento que fizemos na USP com dezenas de esportistas, dos jogadores de futebol, cerca de 90% eram de classe baixa. No handebol, a média ficou nos 80% e no vôlei e no basquete, 75%. Isso porque em uma favela ou outro lugar de vulnerabilidade social, a criança vive solta, pode subir em árvore, correr atrás de pipa, escalar morro, dar mortal pra trás. Pode fazer uma série de coisas que não tem a ver com esporte, mas que aumentam seu repertório motor."
Nos finais de semana, moças, rapazes e crianças se reúnem para jogar o volei, eles lembram que outrora que jogavam futebol em um terreno da família dos Ladeira, mas os fazendeiros mandaram passar a máquina no campinho de terra e cercaram o espaço no qual aconteciam as peladinhas. No local, onde alimentava sonhos, alegrias e companheirismo, há vários anos só nasce mato.
A dificuldade de jogar volei na rua são as interrupções, sempre que carros, ciclistas e pedestres se aproximam, é hora de parar o jogo e levantar a rede. As linhas laterais são determinadas pelo mato, enquanto as horizontais são desenhadas com pedaços de pau ou azulejos. Devido a falta de iluminação a brincadeira se encerra quando a tarde cai. Assim eles vão para suas casas, sonhando com o dia em que poderão brincar em melhores condições, mas não menos felizes.
Espero ter Ajudado!!!!!