O filósofo escocês David Hume (1711-1776) participou da polêmica sobre a origem do conhecimento com a obra Investigações sobre o entendimento humano. Hume também diverge das concepções tradicionais em sua obra mais importante, Tratado da natureza humana, na qual desenvolve uma moral do sentimento. (Filosofando: introdução à filosofia. 2013 p. 253.) Com base no que foi estudado sobre David Hume, marque duas alternativas corretas. *
a) David Hume desenvolveu um sistema filosófico moral fundamentado na razão e nos princípios do racionalismo cartesiano.
b) O que sustenta o empirismo de Hume é o princípio racionalista segundo o qual a vontade é consequência das relações das ideias entre si.
c) Para David Hume, é a razão que determina a vontade, e não as paixões, diferentemente das concepções éticas tradicionais.
d) Para David Hume, são as paixões que determinam a vontade, e não a razão, diferentemente das concepções éticas tradicionais.
e) David Hume, ao contrário do racionalismo cartesiano, abraçou um empirismo radical, o que o levou a assumir uma postura declaradamente cética.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
b
Explicação:
Tratado da Natureza Humana é considerada pelos especialistas a principal obra do filósofo empirista escocês David Hume, sendo publicada em 1739-1740 e tendo a escrita inicialmente na Inglaterra e posteriormente na França.[1] Alcançou notória importância na história da filosofia, especialmente na filosofia moderna, embora na época de Hume não tenha tido grande ressonância. Comentando a recepção da obra, David Hume diz que ela fell dead-born from the press (já nasceu morta do prelo). [2]
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás