Em relação à regência da forma verbal assista , é possível afirmar que está de acordo com as regras estudadas ? Comente.
Respostas
Resposta: Percebe-se que, em cada um dos casos, há uma diferença entre os significados expressos pelo verbo. Em (1), o verbo “assistir” possui o sentido de “presenciar”, “estar presente”; em (2), o sentido expresso é “caber razão/direito a alguém”; e, em (3), é de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”. Além disso, podemos notar que, em (1) e (3), o verbo assume uma transitividade indireta e uma direta/indireta, respectivamente.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO!! BONS ESTUDOS!!!
Você não indicou as opções. Apesar disso, pesquisei e acho que conseguirei te ajudar.
Quando usamos a palavra "assistir" como sinônimo de "ver" um programa de TV ou um filme, por exemplo, o verbo será transitivo indireto, regido pela preposição "A". Assim, a frase "Assisti a um filme ontem." está gramaticalmente correta.
Poderá ser utilizado como transitivo direto ou indireto o verbo “assistir” quando for sinônimo de “socorrer”. Dessa forma, ambas as colocações estão adequadas: "O filho assistia a mãe no hospital." e "O filho assistia à mãe no hospital."
Por outro lado, quando o verbo "assistir" tem o sentido de “ter residência fixa" ou "morar” será transitivo indireto, regido pela preposição "em", como ocorre em: "Meu tio assiste em Salvador."
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/25683237