Porque as lagartixas conseguem andar nas paredes e tetos?
( )é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos
( )Devido a compostos de substancia apolares, essas interações se mantem por causa de um desiquilíbrio" temporário, gerando polos induzidos.
( )baseada na atração eletrostática de íons com cargas opostas
Respostas
Quimicamente falando, as lagartixas conseguem andar nos tetos e paredes por que suas patas grudam e desgrudam com facilidade dessas superfícies devido às forças de Van der Waals. ... Especificamente a força do tipo dipolo induzido é a que ocorre entre as patas da lagartixa e a superfície por onde ela anda.
Resposta:
Devido a compostos de substancia apolares, essas interações se mantem por causa de um desiquilíbrio" temporário, gerando polos induzidos
Explicação:
Uma dessas forças, a de dipolo induzido, é a que se estabelece entre as patas da lagartixa e a superfície por onde ela anda. Essas forças são resultado do seguinte processo: isoladamente, essas moléculas não apresentam um dipolo, são apolares; mas, no momento em que se aproximam, as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários. Esse dipolo formado em uma molécula induz a formação do dipolo em outra molécula vizinha e, por isso, elas se atraem, mantendo-se grudadas ou unidas.
Espero ter ajudado!
( )
Dipolo-Permanente e Dipolo Induzido
( )Dipolo covalente e dipolo covalente não induzido
( ) Bipolo-permanente e tripolo induzido